A Novell também está interessada no concurso lançado pelo Ministério da Educação para a aquisição de 250 mil portáteis de baixo custo para distribuir a alunos e professores do primeiro ciclo no âmbito da iniciativa e-escolinha. João Batista, Director-geral da Novell Portugal, adiantou ao TeK que a empresa está a preparar uma resposta com parceiros que forneçam o hardware.

A aposta da empresa está no software, o SUSE Moblin, um sistema operativo de base Linux que foi desenhado para mini-notebooks e PDAs e que concorre com o Android, patrocinado pela Google.

[caption]moblin[/caption]

Uma versão do SUSE Moblin 2.1 é agora disponibilizada pela primeira vez integrada num netbook da MSI, o MSI U135, que foi anunciado na CES e que está já à venda através dos distribuidores da marca em Portugal com um preço base que rondará os 300 dólares (cerca de 210 euros). No site da MSI a informação deste modelo refere apenas a integração do Windows 7 e não do SUSE Moblin.

João Batista não garante que a Novell possa avançar com a MSI no concurso do e-escolinha, estando em aberto a possibilidade de parceria com outros fabricantes de hardware, mas não adianta nomes por uma questão de confidencialidade.

Recorde-se que o caderno de encargos do concurso prevê que os netbooks tenham dual boot, com dois sistemas operativos, o Windows e Linux. No primeiro ano da iniciativa, os portáteis Magalhães tinham Windows e Linux Caixa Mágica.

O Moblin está a ser utilizado num projecto educativo no Vietnam que prevê a entrega de 1 milhão de desktops até 2011 às crianças do país.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.