É uma aposta radical na cloud e no reposicionamento do pacote de aplicações MS Office como um serviço: a Microsoft apresentou ontem oficialmente o seu novo Office 2013 e o Office 365, assumindo definitivamente a utilização dos produtos online como a sua principal estratégia, embora vá também manter a sua venda físca, em pacote, numa qualquer loja.


"Os escritórios modernos pensam primeiro na nuvem. Basta simplesmente fazer um clique para começar a correr o Office imediatamente" afirmou durante a apresentação Steve Ballmer, CEO da Microsof, confirmando a nova estratégia da empresa para a nova versão do seu pacote de aplicações de produtividade. "Primeiro que tudo, o Office é um serviço. E posso dizer-vos que este é o lançamento mais ambicioso que alguma vez fizemos".


O novo Office mantém as aplicações de base - Word, Excel, Outlook, PowerPoint, OneNote - agora com um design redesenhado e funcionalidades que a Microsoft apelida de "mais inteligentes". Além da interface estar mais adequada à do Windows 8 - e à própria utilização híbrida PC/tablet - foram introduzidas novidades ao nível da integração de conteúdos.


Por exemplo, o One Note possui um menu totalmente redesenhado; é agora possível integrar vídeosno Word e arrastar "facilmente" conteúdos multimédia entre os ficheiros; o PowerPoint ganha um novo modo de apresentação com mais informação para quem apresenta, durante a projeção de um projeto; e o Excel introduz novas funcionalidades para organização e integração de dados na Web.


A par destas alterações, a Microsoft acabou também por integrar tecnologias de empresas recém-adquiridas para aumentar as funcionalidades do novo Office, nomeadamente da Skype (conferências de vídeo através da Internet), da Perceptive Pixel (ecrãs multitouch de grande diagonal) e da Yammer (rede social empresarial).


A preview do novo Office 2013 está já disponível para transferência a partir do site da Microsoft. No entanto, quem possuir a versão preview do Windows 8 não deverá conseguir correr esta versão do Office, para já limitada ao funcionamento com o Windows 7.




Veja um vídeo com as novas funcionalidades do pacote de produtividade.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico