A Intel está a preparar-se para lançar esta semana uma nova versão de 2,4 GHz do seu processador Pentium 4 para os PCs desktops, de acordo com a C|NET. Segundo esta mesma publicação, para mais tarde estão previstos dois chipset e uma nova tecnologia de fabrico que permite aumentar o desempenho geral dos computadores pessoais e reduzir os custos de produção.



A versão de 2,4 GHz do próximo processador Pentium 4 - que irá substituir o chip de 2,2 GHz como o Pentium 4 mais rápido - será a mais pequena de sempre da família de chips da Intel, pesando apenas 131,4 gramas, tornando-o 10 por cento mais pequeno que o actual topo de gama da fabricante. Esta alteração irá permitir uma redução nos custos de fabrico. Em quantidades por volume, o chip de 2,4 GHz irá ser comercializado ao preço de 560 dólares (635 euros).



Posteriormente, a fabricante de semicondutores vai lançar dois novos chipsets - componentes responsáveis pela comunicação de dados entre o processador, os bancos de memória e outros componentes - para o Pentium 4. O primeiro será o 845(g), incluindo gráficos integrados e compatibilidade com o padrão USB 2.0 que permite a ligação de câmaras digitais e outros periféricos aos PCs.



Até ao momento, foram muito poucos os fabricantes de computadores que adoptaram o padrão, devido ao facto de requerer chips adicionais. O USB 2.0 é muito mais rápido do que a versão anterior e espera-se que venha a concorrer com a tecnologia FireWire da Apple.



O chipset 845(g) poderá ser ligado ao tipo convencional de memória designado por memória SDRAM (Synchronous Dinamyc RAM) ou com a memória mais moderna conhecida por Double Data Rate (DDR), uma versão mais rápida da SDRAM. De acordo com a C|NET, a Intel confirmou serem estas especificações gerais do produto e que o seu lançamento está previsto para o segundo trimestre.



Para o dia 6 de Maio está marcado o lançamento de um novo chipset, o 850(e), que irá conter um bus de sistema de 533 MHz. O bus de sistema consiste no "caminho" de dados entre o chipset e o processador. Até agora, o Pentium 4 tinha integrado um bus de sistema de 400 MHz. Ao contrário do 845, o 850 irá funcionar com memória baseada em modelos da Rambus.



Nesse mesmo mês, vão começar a ser comercializados chips constituídos por wafers de 300 milímetros. Actualmente, a maior parte dos semicondutores são fabricados a partir de wafers de silício com 200 milímetros de diâmetro. Através desta mudança, a Intel poderá produzir mais do dobro de chips sem grandes custos adicionais. Em consequência, o volume dos Pentium 4 irá diminuir, assim como o seu preço.


Notícias Relacionadas:

2002-01-17 - Intel e AMD lançam processadores Pentium 4 e Athlon XP ultra-rápidos

2002-01-04 - Intel revela Celeron de 1,3 GHz e prepara-se para atingir novo recorde de velocidade

2001-09-11 - Intel lança novo chipset para os processadores Pentium 4
2001-08-27 - Pentium 4 da Intel chega aos 2 GHz

2001-07-02 - Intel introduz Pentium 4 de 1,8 GHz, com 2 GHz em vista