(atualizada) O anúncio oficial confirma o leak de há algumas horas: o Surface Laptop de 13,5 polegadas com a - também já confirmada - nova versão S do sistema operativo da Microsoft integrada.

O computador usa ecrã com tecnologia PixelSense com um rácio de imagem 3:2. "É o modelo com LCD de toque mais fino alguma vez criado”, afirmou Panos Panay durante a apresentação desta terça-feira. Também suporta a Surface Pen, tal como a restante família Surface.

O desempenho “absolutamente espetacular” assenta na utilização dos processadores Intel Core i5 e i7, o que ajuda a uma muito agradável autonomia da bateria de 14,5 horas.

De acordo com o anunciado, o Surface Laptop está disponível para pré-reserva a partir de desta terça-feira, nos Estados Unidos, chegando efetivamente às prateleiras a 15 de junho, em Portugal inclusive. E se o preço no mercado norte-americano começa nos 999 dólares, no mercado português vende-se a partir dos 1.169€.

O novo computador está disponível nas configurações de SSD de 128GB e 4GB de RAM ou SSD de 256GB e 8GB de RAM para o modelo Intel Core i5, ambos com placa gráfica HD Graphics 620 da Intel; e 256GB e 8GB RAM ou 512GB e 16GB de RAM, ambos com placa gráfica Intel Iris Plus Graphics 640, para o modelo com processador Core i7.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com informação sobre a disponibilização em Portugal.