Longe vão os tempos em que eram precisas divisões inteiras para acomodar aparelhos com memória suficiente para armazenar apenas 5MB de informação. Atualmente, os saltos na indústria tecnológica são de gigante. Basta olhar para o mais recente recorde batido pela Nimbus Data com o seu ExaDrive DC100, que tem uma memória total de 100TB, espaço "à altura" para guardar cerca de 20 milhões de músicas no seu desktop.

Esta placa de memória flash tem mais 70TB de espaço do que o SSD apresentado pela Samsung em fevereiro. A peça, recorde-se, estabelecia na altura o recorde máximo de memória para um dispositivo do género.

tek nimbus data

Apesar de poder ser uma adição de peso ao seu setup doméstico, o mercado deste drive SSD será exclusivamente empresarial. Com uma estrutura composta por unidades desta capacidade, um data center poderia acomodar 100 petabytes de espaço por gaveta, em vez de necessitar de torres inteiras para o mesmo efeito. Empresas de serviços e armazenamento em cloud e inteligências artificiais são apenas alguns exemplos dos negócios que podem beneficiar com este componente.

Esta drive SSD vai ser lançada no próximo verão e embora o preço oficial não tenha sido revelado, a média do segmento deixa antever um valor superior aos 10 mil euros por unidade.