A segunda geração do tablet da Sony - que passa a chamar-se Xperia Tablet, para promover a identificação e "convergência" com a família de smartphones da marca, com a qual vai partilhar grande parte do software para conteúdos multimédia - já tem data e preço confirmados para comercialização no mercado português.

O equipamento, oficialmente lançado na IFA, foi hoje demonstrado numa apresentação para a imprensa portuguesa durante a qual a fabricante confirmou que o dispositivo começa a chegar às lojas portuguesas ainda durante este mês.

Em Portugal, o novo tablet da Sony será comercializado em duas versões, ambas com 16 GB de memória. O modelo com ligação Wi-Fi custa 399 euros e será o primeiro a ficar disponível. Quem preferir o Xperia Tablet equipado com 3G terá de esperar até outubro e despender 519 euros.

Os preços vão ao encontro dos avançados aquando da apresentação internacional do tablet Android, que conta com um ecrã multitoque de 9,4 polegadas e resolução HD (1280x800 pixéis) e se distingue da versão anterior em detalhes como o corpo de alumínio, a resistência a salpicos ou as melhorias ao nível da qualidade de som, como o TeK já teve oportunidade de detalhar em artigos anteriores.

No evento, em Lisboa, a Sony aproveitou para mostrar também algumas das suas principais novidades das linhas Vaio, trazidas de Berlim. Dois dos exemplos mais emblemáticos são o Ultrabook híbrido (Vaio Duo 11) e o All-in-One (Vaio Tap 20).

[caption]imagem TeK[/caption]

O ecrã de 20 polegadas do computador - equipado com uma bateria que lhe deverá assegurar cerca de 3 horas de autonomia e portabilidade (a possível com os cerca de 5 Kg de peso) -pode ser colocado totalmente na horizontal e usado como uma espécie de tablet gigante sobre a mesa. Ambos mereceram já a nossa atenção em artigos como a Montra de ontem ou o dedicado aos lançamentos da Sony na IFA.

[caption]imagem TeK[/caption]

Embora ainda não avance com preços oficiais para os dispositivos, a responsável ibérica pela divisão Vaio, da Sony, adiantou ao TeK que os preços de ambos os dispositivos devem rondar os 1.000 euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Nota da Redação: O artigo foi atualizado com imagens e corrigido num erro relativo à designação da resolução do ecrã do Xperia Tablet.