A partir desta semana já será possível comprar em Portugal o Samsung Galaxy Nexus. O terminal fica primeiro disponível através da Vodafone, que está a comercializar o equipamento por 549 euros. Na próxima semana chega a versão livre de operador, por 649 euros.

Os valores foram revelados hoje pela Samsung, na apresentação para o mercado português, que teve lugar em Lisboa, com direito a uma demonstração dos pontos fortes da nova "coqueluche" da marca.

Aquele que é o segundo "telefone da Google" lançado em parceria com a fabricante coreana, é também responsável pela estreia do Android 4.0, ou Ice Cream Sandwich - que acaba por ter um papel preponderante no desempenho do próprio telefone.

O facto de vir equipado apenas com o sistema operativo móvel da Google nativo, sem as habituais "personalizações" levadas a cabo pelas marcas ao nível do interface, faz com que o dispositivo - equipado com um processador ARM Cortex A9 de 1,2 GHz dual-core - se saia particularmente bem na rapidez de resposta às solicitações do utilizador.

Outra das particularidades do modelo é a integração da tecnologia NFC, à qual a Samsung deu particular ênfase durante a apresentação, embora admitindo que, por agora, apenas se encontra assegurado este tipo de comunicação entre terminais Samsung Galaxy Nexus.

Não deixou, contudo, de ser interessante constatar a forma simples com bastou aproximar dois smartphones deste modelo enquanto se assistia, por exemplo, a um vídeo no YouTube, para que o telefone sugerisse a partilha do clip entre os terminais.

A empresa adiantou que a este tipo de funcionalidades - mais vocacionadas para a partilha entre utilizadores - se seguirão o desenvolvimento de outras que tirem partido da tecnologia, à semelhança do que já acontece noutros países, como as que permitem o pagamento ou autenticação em sistemas de identificação por via do NFC (Near Field Communications).

Esta versão do sistema operativo móvel da Google - a primeira destinada tanto a smartphones como tablets - apresenta ainda novidades ao nível da própria organização dos menus, aplicações e widgets (agora mais fáceis de personalizar e organizar), bem como o antecipado desbloqueio do telefone com base no reconhecimento do rosto do utilizador.

[caption]Samsung Galaxy Nexus[/caption]

Ao nível do hardware poderá contar com um equipamento dominado pelo ecrã de 4,65 polegadas Super AMOLED - e uma resolução de 720p (1280x720) -, quase sem teclas físicas (existe apenas um botão para ligar desligar o terminal e outro reservado ao volume) e com duas câmaras integradas: uma de 5 megapixéis na retaguarda, com capacidade de gravação de vídeo em Full HD (1.080p/30fps) e uma frontal de 1,3 megapixéis.

Quanto à câmara vale ainda a pena realçar a presença de uma característica a que a fabricante chamou "instante capture", que dota o equipamento da capacidade de disparar rapidamente, colmatando uma das principais falhas normalmente apontadas às câmaras de smartphones.

Questionados sobre a opção pelos 5 megapixéis, ao invés de 8 (como o iPhone 4S) ou mais (como a própria Samsung já arriscou noutros terminais), os responsáveis da fabricante alegaram que a opção se apresentou como a que prometia melhores resultados. Os sensores integrados nos smartphones são tão pequenos, que, quando se integram câmaras com demasiada resolução, se corre o risco de serem criadas "aberrações cromáticas", admitiram.

Nota de Redação:A notícia foi alterada no parágrafo em que se descreve a demonstração de funcionamento do NFC.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico