Está disponível desde a meia-noite de hoje o novo Windows Live Messenger, a renovada versão do serviço de mensagens instantâneas da Microsoft que, para além do envio das mensagens instantâneas comuns, permite que os utilizadores realizem chamadas de voz e vídeo, à semelhança das funcionalidades disponibilizadas pelo serviço Skype.



As afinidades com o serviço adquirido recentemente pela eBay não ficam por aqui, já que o Windows Live Messenger possibilita que os utilizadores possam fazer chamadas para qualquer telefone - independentemente da sua localização geográfica -, a partir do computador e a preços reduzidos. Por outro lado, as chamadas entre PC são gratuitas.


De acordo com a Microsoft, o Live Messenger mantém-se semelhante à versão beta em termos de design gráfico e recursos, pelo que a principal diferença reside essencialmente no desempenho do programa.



O nova versão do serviço de conversação é "uma pedra basilar para a empresa" e para os consumidores já que foi devido às contribuições destes que a Microsoft "aperfeiçoou o serviço durante a fase beta de modo a fazer chegar aos consumidores uma versão final capaz de unificar as suas conversações online, seja por voz, vídeo, partilha de dados, ou outros", afirma Martin Taylor, vice presidente da Microsoft para o departamento do Windows Live e MSN, citado pelo ITWire.




A Microsoft vai continuar a dar suporte ao MSN Messenger mas a partir de agora o foco da empresa estará direccionado para o desenvolvimento do Windows Live Messenger, cujo software funciona apenas com o sistema operativo Windows XP.



De acordo com notícias avançadas pela imprensa internacional, o Windows Live Messenger vai poder interagir com o serviço de mensagem instantânea do Yahoo, estando prevista para este ano a integração entre ambos.



Do lado da Microsoft este lançamento é considerado histórico, uma vez que o Live Messenger é "o primeiro serviço em versão final a ser lançado globalmente", revela Brooke Richardson, gerente de produtos do grupo MSN, citada pela imprensa internacional.A mesma responsável revelou ainda que a versão beta foi descarregada "mais de 15 milhões de vezes", o que aumenta a expectativa da empresa face à versão final.



Para mais informações acerca da versão final do serviço de conversação, os utilizadores poderão consultar o site get.live.com/messenger/overview, onde poderão descarregar gratuitamente a aplicação.

Notícias Relacionadas:

2006-03-14 - Windows Live com solução para controlo de conteúdos Internet no próximo Verão

2003-09-17 - Microsoft apresenta nova ferramenta para realização de conferências web