A IBM Portugal anunciou no final da semana passada novos modelos de portáteis ThinkPad e desktops NetVista para o mercado das pequenas e médias empresas que, segundo a empresa, são mais baratos e garantem uma oportunidade de aumentar o retorno do investimento. Estes equipamentos deverão permitir às empresas iniciarem mais rapidamente soluções de eBusiness, integrando soluções de gestão de aplicações e de segurança, estando preparados para conectividade a redes sem fios.



Além das PMEs, o mercado da educação é também um dos alvos da IBM, sobretudo com o novo ThinkPad R32 que utiliza o mais recente processador Mobile Intel Pentium 4. Estes portáteis integram portas de comunicação FireWire (IEEE 1394) e ainda duas ligações USB. Alguns modelos R32 dispõem ainda de portas Wi-Fi Wireless e os preços de venda a público estimados andam entre os 2.220 euros e os 2.960 euros.



Ainda na gama de computadores portáteis, a IBM apresentou novos modelos das linhas ThinkPad A31 e A31p, com processadores Mobile Intel Pentium 4-M e integrando a tecnologia de segurança IBM Embedded Security Subsystem. Estes equipamentos possuem igualmente conectividade de rede Wi-Fi wireless e Bluetooth. Os preços do modelo ThinkPad A31 estão entre os 2.340 euros e os 3.480 euros, enquanto os ThinkPad A31p custam entre 4.070 euros e 4.510 euros e têm três anos de garantia.



Quanto a desktops, também dirigidos ao mercado das pequenas e médias empresas, foram lançados os novos modelos NetVista A30 e A30p. Integrando processadores Pentium 4, estes computadores de secretária têm memória DDR e Intel Extreme Graphics, além de seis portas USB 2.0. Os clientes poderão escolher diversos tipos de placas gráficas a integrar nestes computadores. Os Netvista A30p têm três anos de garantia e custam entre 1.180 e 1.930 euros.



Outro modelo de desktop também agora colocado no mercado é o NetVista M42, que dispões de quatro modelos de chassis diferentes, incluindo um Mini Desktop, o primeiro modelo da IBM com possibilidade de orientação horizontal ou vertical. Este equipamento possui um processador Intel Pentium 4 e memória DDR, integrando também ligações Ethernet Gigabit. Tal como os NetVista A30 e A30p, o NetVista M42 possui 6 postas USB 2.0 que facilitam a ligação a uma diversidade de dispositivos externos. O preço de venda a público estimado anda entre os 1.170 e os 1.710 euros.



Entre as novidades, a IBM disponibilizou também um novo disco rígido portátil, de tamanho reduzido e com um peso de 230 gr. A capacidade deste disco é de 20 ou 30 Gbytes e pode ser ligado ao computador através da porta USB.


Nota da Redacção:
A notícia foi alterada para inlcluir os preços de venda a público estimados que não estavam imediatamente disponíveis quando a informação foi colocada online.

Notícias Relacionadas:

2001-12-14 - Série Satellite Pro 6000 da Toshiba para PMEs

2001-10-09 - IBM lança serviços e software de segurança para redes locais sem fios


2000-06-30 - O PC morreu, viva o NetVista