A fabricante de produtos de entretenimento digital para PCs e Internet Creative Labs acaba de anunciar novas adições às suas linhas de produto entre colunas, webcams, placas de som e leitores MP3.



O novo Creative Jukebox 2 é apresentado como um sistema que permite aos ouvintes desfrutar de até 5.000 pistas (ou 333 horas) em formato WMA ou até 2.500 (ou 116 horas) em formato MP3 a 128 kbps, com qualidade áudio. Um conector USB 2.0 (compatível com USB 1.1) transfere para o disco rígido de 10 GB as pistas pretendidas, enquanto a bateria de iões de lítio recarregável proporciona um tempo de reprodução intensivo até 16 horas. Navegação simplificada com a roda de selecção, com fácil gestão de conteúdos do software Creative PlayCenter.
O pacote completo inclui leitor, auscultadores estéreo e cabo USB 2.0 e o seu preço final no nosso mercado deverá rondar os 319,99 euros.



O sistema de colunas de som Creative Inspire 5.1 5500 com som surround foi concebido para proporcionar a máxima performance em filmes, jogos ou outros géneros de áudio em 5.1 canais e inclui suporte "para os efeitos mais dinâmicos e poderosos", com 48 Watts RMS de capacidade de saída.



As entradas de linha coaxial e óptica asseguram uma ligação fácil a fontes externas ao PC, tais como leitores de DVD domésticos. O controlo remoto sem fios multi-funcional acrescenta um maior conforto e comodidade. O sistema Creative Inspire 5.1 5000 deverá ter um preço final de 199,99 euros.



As colunas Creative Inspire 5.1 Console 5500D e Creative Inspire 2.1 Console 2400, destinam-se como o seu nome poderá indiciar a consolas. O seu preço final no nosso mercado ainda não foi estabelecido, mas deverá rondar os 199,99 e os 49,99 euros, respectivamente.



Estes periféricos compõem um sistema de saída com a mesma mistura entre satélites e subwoofer. Este progresso, combinado com a potência envolvente e um elevado impacto de graves, permite a estes sistemas suportar os efeitos de som de laser, explosões e lutas que são comuns na nova geração de jogos de consolas e filmes DVD.



O sistema de colunas Creative Inspire 2.1 Console 2400 está disponível em três versões, para Xbox, PlayStation2 e GameCube.



Em conjunto com placas 5.1, o novo sistema de colunas Creative Inspire 6.1 6700 tem capacidade para misturar conteúdos até 6.1. O sexto canal é disponibilizado por uma coluna surround central traseira que suporta os quatro satélites standard envolventes.



Inclui igualmente uma nova unidade central frontal amplificada que assegura o desempenho vocal. O subwoofer em madeira está reforçado com um cone de 6,5 polegadas de longa projecção e melhor tecnologia de saída para graves límpidos. Possui ainda um controlo remoto de volume flexível, com interruptor de alimentação, ajustamento dos graves e auscultadores para audição em privado. O seu preço rondará os 150 euros.



A Creative decidiu equipar a sua nova webcam, a Pro Ex, com um sensor CCD. A WebCam Pro Ex captura imagens fixas de alta definição, acima de 1024x768 (interpolados) ou vídeo até 640x480, acima de 30 frames por segundo, mesmo em situações com pouca luz natural. O sistema suporta acima de 24-bit de cores, e melhora a qualidade das imagens capturadas. Um interface USB 1.1 assegura uma facilidade de conexão e oferece aos utilizadores compatibilidade de memória.



A WebCam Pro Ex poderá ser o componente ideal para um computador portátil, já que possui um adaptador especial que permite colocá-la no display do ecrã.



Para satisfazer necessidades ao nível da videoconferência, um conjunto de microfone e Microsoft NetMeeting fazem parte do sistema WebCam Pro Ex, possibilitando a sua utilização em ambientes online. A câmara inclui ainda outro software como o Creative PC-CAM Center, que dá aos utilizadores um controlo completo sobre as características da câmara, captura e arquivo de imagens; o Creative WebCam Monitor, que utiliza uma detecção de movimento especial para captar instantâneos quando alguém ou alguma coisa se aproxima da webcam, podendo carregar as imagens para um site na Web; e o Ulead PhotoExpress 4.0 My Custom Edition, um software para a edição e criação de imagens.



A Creative indica que ainda não existe preço final para este periférico, mas deverá rondar os 85 euros.



Entre os novos produtos da Creative está também o Jukebox Zen. Com apenas 268g de peso, bateria incluída, este leitor de MP3 compacto tem um disco rígido que permite armazenar 20 GB dados, até 8.000 pistas no formato WMA (ou 667 horas) ou 5.000 pistas (333 horas) no formato MP3 a 128 kbps, enquanto as ligações USB e SB1394 asseguram compatibilidade e velocidade. O seu preço deverá ficar nos 495,99 euros, de acordo com a Creative Labs.



A bateria de iões de lítio permite um tempo de reprodução até 12 horas, recarregável através do transformador fornecido ou da porta USB. O software da Creative incluído adiciona controlo total sobre as funções de conversão, indexação, gestão de ficheiros de dados e funções áudio EAX avançadas. O leitor inclui bolsa protectora, auscultadores estéreo e cabos USB e SB1394.



MegaWorks THX 2.1 250D é o sistema de colunas estéreo 2.1, concebido para proporcionar uma experiência de áudio digital de alta fidelidade, refere a Creative. Este sistema com certificação THX inclui colunas satélite de instalação na parede com blindagem magnética e um subwoofer portátil em madeira robusto, com um cone de som de 8 polegadas. Com uma saída de até 300 Watts de potência dinâmica, relação sinal-ruído de 99 dB, múltiplas entradas para conectividade versátil e um controlo remoto com fio multi-funcional, o sistema MegaWorks THX 2.1 250D apresenta DACs de 24 bits/96 kHz.



O sistema de colunas SoundWorks MegaWorks THX 5.1 550 possui cinco colunas satélite de instalação na parede, magneticamente blindadas, com cones de som de precisão com 3,5 polegadas. O subwoofer em madeira inclui um cone de som de 8 polegadas e longa projecção de graves. A amplificação BASH de 6 canais oferece até 500 watts de potência dinâmica. O controlo remoto com fio multi-funcional permite gerir os níveis master, central, traseiro, agudos e subwoofer. Apresenta ainda uma saída de auscultadores para audição em privado.



No que diz respeito a placas de som a Creative Labs anuncia a Sound Blaster Audigy 2 e a Sound Blaster Audigy 2 Platinum, ambas apresentadas como soluções em PC que lhe permitem entrar na era do Advanced Resolution DVD-Audio com fidelidade musical de 24 bits e reprodução de música a 192kHz em estéreo e 96kHz em 5.1.



Para os entusiastas de MP3, o Creative MediaSource incluído nas placas de som apresenta um novo e atraente interface com novas funcionalidades como a SVM - Smart Volume Management - que possibilita que o volume se mantenha igual ao longo de todas as faixas de uma lista de reprodução e o Audio Clean-Up, para a redução de ruídos.



A placa de som Audigy 2 possui portas SB1394/FireWire integradas que permitem a transferência rápida de ficheiros para dispositivos externos. O seu preço no mercado português deverá rondar os 170 euros. A Audigy 2 Platinum vem com drivers de baixa latência (atraso) ASIO, incluindo igualmente 106dB de SNR (relação de sinal de ruído), suporte a colunas 6.1 e Dolby Digital Surround EX e custará perto de 300 euros.



Ambas as plataformas de áudio incluem ainda EAX Advanced HD, som surround 6.1 e 64 vozes em 3D por hardware.



Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com preços indicativos no dia 26 de setembro, quinta-feira.



Notícias Relacionadas:

2002-08-15 - Creative acrescenta dois modelos à sua linha de colunas Inspire

2002-03-01 - Creative lança placa de som externa

2002-01-03 - Cambridge SoundWorks MegaWorks 510D - o novo som da Creative

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.