A empresa espanhola Panda Software
prepara-se para lançar em Portugal em meados de Maio dois novos pacotes de software destinados à protecção de empresas e das suas redes internas, bem como dos ISPs. O primeiro, o Panda AntiVirus Enterprise Edition, consiste numa solução antivírus para redes empresariais, ao passo que o segundo, o Panda Perimeter Scan, disponibiliza um meio de segurança em relação a todos os pontos de entrada na rede.



AS duas soluções foram fornecidas em exclusivo ao Tek para avaliação e a versão de testes estão disponiveis para download dos nossos leitores no link abaixo indicado.



Concebida para implementar e gerir o programa antivírus e as políticas de segurança das empresas de forma integrada e adaptável a diferentes níveis - de estações de trabalho a gateways de Internet -, o Panda Antivirus Enterprise Suite combina os motores antivírus UltraFast para estações de trabalho e servidores de email com um filtro de conteúdos e motor heurístico. O filtro de conteúdos permite que o programa controle os tipos de ficheiros que chegam à rede e previne a entrada de mensagens com vírus e hoaxes desconhecidos.



Desta forma, previne a entrada de novos vírus desconhecidos na rede antes da actualização do ficheiro de assinatura de vírus correspondente estar disponível. Para além disso, integra o novo Panda Administrator 2.5, uma consola de antivírus remota e centralizada para gestão das políticas de segurança empresariais em redes locais (LAN) e de grande distância (WAN) que permite aceder a relatórios detalhados de incidentes registados em toda a empresa e instalar o software antivírus em todos os computadores.



Esta ferramenta oferece aos administradores de rede um completo controlo sobre a instalação, configuração, actualização e monitorização do antivírus em múltiplas estações de trabalho, servidores de ficheiros, correio electrónico e servidores groupware, firewalls e servidores proxy. Tal como nos outros produtos da produtora espanhola de software, o Panda Antivirus Enterprise Suite integra um serviço de suporte técnico permanente e o serviço Vírus SOS 24h, que neutraliza qualquer vírus em menos de 24 horas.



O preço deste software por cada pacote de dez licenças é de 750 euros. Mas o valor de cada licença pode diminuir se o número de unidades adquridas for mais elevado. Em termos de requisitos de hardware, o Enterprise Suite precisa, no mínimo, de um PC com um processador Intel Pentium 133, 145 MB de espaço livre no disco rigido e 16 MB de memória RAM, bem como uma drive de CD-ROM.



Para além das versões do Panda Antivirus para estações de trabalho, servidores de ficheiros, de Microsoft Exchange, Lotus Notes e Tivoli Domino, esta suite inclui ainda as edições para firewalls e proxies do Panda PerimeterScan para Windows.



O Panda PerimeterScan está também disponível separadamente em versões para os sistemas operativos Linux e Windows. Este pacote inclui uma série de soluções para a protecção de gateways da Internet, como a protecção para firewalls (nos protocolos SMTP, HTTP e FTP), Sendmail e Qmail - no caso da versão Linux -, servidores proxy e linha de comando AV - de forma a permitir a integração em aplicações com terceiras aplicações - e suporte de MiMESweeper e MailSweeper.



A empresa garante que esta ferramenta detecta e desinfecta todos os vírus transmitidos por email, "mesmo os que eram desconhecidos anteriormente", graças ao motor de análise heurística integrado. O PerimeterScan tira partido de duas tecnologias, a VirtualFile - que analisa e desinfecta vírus na memória e não, como é comum, no disco, o que gera uma maior rapidez - e a PartFile, que tem como tarefa analisar os ficheiros no servidor, prevenindo assim a infecção da rede.



Em consequência, os administradores de rede deixam de se ter que preocupar com as actualizações do antivírus, dado que este sistema torna-se automatizado. Por cada pacote de dez licenças, o PerimeterScan custa 299,95 euros.




Panda Enterprise Suite

Produtora: Panda Software

Download da versão de avaliação: ftp://ftp.telepac.pt/pub/antivirus/panda/padmin.exe(apenas contém o Panda Administrator 2.5)

Tamanho do Ficheiro: 63 MBytes

Requisitos Técnicos:

Software - Windows 98, NT e 2000

Hardware - processador Intel Pentium 133, 145 MB de espaço livre no disco rigido e 16 MB de memória RAM e uma drive de CD-ROM

Contacto:

Euro Carisma - Segurança Informática Lda

www.pcseguro.pt
Quinta da Francelha, Edificio Sagres 7B

2685 Prior Velho

Tel: 351-210315500

Fax: 351-219401664

Preço: 750 euros por 10 licenças

Notícias Relacionadas:

2002-03-25 - Nova solução Panda Software para segurança de redes empresariais

2002-04-11 - Panda lança anti-vírus para pequenas empresas

2002-03-18 - Panda Software disponibiliza Antivirus Enterprise Suite para redes empresariais