No final de 2013 ficou-se a saber que a Agência Nacional de Segurança norte-americana intercetava computadores que eram comprados online para colocação de software e hardware que garantisse acesso aos dados do PCs. Sabe-se agora, através de uma revelação do New York Times, que também eram instalados transmissores rádio que permitem aceder aos equipamentos mesmo quando estão desligados da Internet.

O jornal diz que atualmente existem 100 mil computadores em todo o mundo que estão abrangidos por esta tática de espionagem, num programa que tem o nome de Quantum. Os transmissores sem fios podem estar instalados em circuitos ou até em entradas USB, conseguindo transmitir até alguns quilómetros de distância.

A NSA tem depois vários recetores - que podem ser malas de mão por exemplo - que exploram os dados guardados nos equipamentos. De acordo com as informações apuradas a técnica terá sido usada para espiar elementos dos exércitos russos e chineses. A rede de 100 mil PCs infetados situa-se toda fora dos EUA.

[caption]NSA Quantum[/caption]

O NYT diz que o hardware tem que ser instalado presencialmente, seja por um agente, pelos fabricantes ou por outro tipo de utilizadores "contratados".

O escândalo da NSA, que foi considerado pelos leitores do TeK como o tema do ano de 2013, teve também repercursões ao nível da confiança das pessoas, como concluiu um relatório elaborado por eurodeputados.

O facto de até ferramentas de invasão de equipamentos específicos, como o iPhone, terem sido desenvolvidas e aplicadas, contribuiu para que as preocupações com a privacidade escalassem de tal forma que várias empresas estão a apostar no factor privacidade, como o Blackphone e o PrivatOS.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.