Até ao final deste ano, 40 por cento dos lares norte-americanos estarão equipados com pelo menos uma câmara fotográfica digital. A venda destes dispositivos deve para isso crescer em um terço, face aos actuais 30 por cento, indica um estudo do InfoTrends Research Group, encomendado pela unidade norte-americana do grupo japonês Fuji Photo.



O número de utilizadores que imprime as suas imagens digitais no retalho cresceu, mas a larga maioria de impressões digitais é realizada em casa, em impressoras de jacto de tinta, revela o estudo. Apenas 17 por cento dos detentores de câmaras digitais que imprimem as suas imagens se dirigem a uma loja, num crescimento de apenas cinco por cento face a idêntico estudo realizado em finais de 2002.



Os utilizadores de câmaras digitais continuam a passar para o papel apenas uma pequena parte das imagens capturadas, já que as fotografias podem ser vistas num computador ou televisão, enviadas por email ou colocadas em páginas Web. A InfoTrends considera que o volume irá aumentar "à medida que os utilizadores tomarem mais consciência das suas opções de impressão".



A InfoTrends indica que actualmente os consumidores já estão mais conscientes que podem dirigir-se a essas mesmas lojas para "revelar" as suas imagens digitais. "Em 2003, os grandes retalhistas ligados à fotografia equiparam as suas lojas com laboratórios digitais e quiosques para dar resposta ao número crescente de utilizadores de câmaras digitais".



Apesar de ainda não ser uma opção muito comum, as imagens impressas nas lojas de retalho são vistas como de maior qualidade e menor custo do que as de impressão doméstica.



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