Todas as grandes empresas tecnológicas estão a mostrar uma novidade na Code Conference, o evento onde os executivos de topo da Apple, Google e Microsoft já passaram pelo palco. O diretor executivo da Intel, Brian Krzanich, decidiu vestir uma novidade e depois apresentar uma outra.



A parte do vestir ficou a cargo de uma t-shirt inteligente que o CEO trazia e que estava a fazer uma comunição em tempo real com o smartphone sobre os dados vitais. Monitorização cardíaca, temperatura, perceção de emoções com base nos sinais recebidos, são algumas das possibilidades garantidas pela peça de vestuário.



A t-shirt , que vai ficar disponível ainda durante este verão, tem os seus “segredos” no grande número de sensores que alberga. Todos produzidos pela Intel, a t-shirt em si será produzida por outras empresas.



Mas o momento mais marcante da apresentação terá sido quando um robot de pequenas dimensões subiu ao palco. Jimmy, nome do humanoide, é um robot do it yourself que poderá ser criado em qualquer casa. A Intel vai vender o kit da máquina por 1.600 dólares e por este preço o utilizador leva apenas as componentes que não podem ser impressas em 3D. A restante estrutura do robot pode depois ser produzida numa impressora.



Claramente não destinado a todos, ainda que possa ser feito por todos, o projeto acaba por ser barato sabendo que o robot tem a capacidade para interagir com as pessoas, movimentar-se e até enviar tweets. Através da instalação de aplicações poderá funcionar de forma autónoma da maneira que os developers assim o desejarem – é uma plataforma open source.



A comunidade de programadores também vai poder tirar partido de versões mais potentes, equipadas com os chips Intel iCore, que podem vir a custar 16.000 dólares. De certa forma a tecnológica norte-americana quer-se colocar como o Raspberry Pi da robótica e é de esperar que no primeiro trimestre de 2015 surjam bastantes projetos que tenham por base o kit da empresa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico