Se uma fotografia tiver um tamanho médio de 500Kb, quer isto dizer que o novo disco rígido da Samsung conseguiria suportar 30,6 milhões de fotografias. Isto porque o PM1633a SSD, como é chamado, tem 16 terabytes de armazenamento.

Além de conseguir arrecadar a distinção de disco SSD - um tipo de memória que permite leituras e gravações de dados mais rápidas - com mais armazenamento da atualidade, também deve arrecadar o título de disco rígido mais “espaçoso”.

Mas os destaques do novo equipamento da Samsung não ficam por aqui. A tecnológica sul-coreana conseguiu ainda que os quase 16TB ficassem disponíveis num componente de 2,5 polegadas.

O preço do PM1633a deverá situar-se entre os cinco mil e os sete mil dólares - cerca de 4.500 mil a 6.200 mil euros -, o que coloca a solução como algo a ter em conta para servidores e outras infraestruturas mais complexas de TI.

O segredo para o disco rígido está nas 500 unidades de chips de memória VNAND de 256 gigabit, que estão “empilhadas” num total de 48 filas. Por este motivo e apesar de manter o formato de 2,5 polegadas, este disco rígido acaba por ser duas vezes mais grosso que os tradicionais discos SSD com o mesmo formato.


Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.