http://imgs.sapo.pt/gfx/121196.gif
A Porto Editora apresentou hoje a versão multimédia do livro "História da Língua Portuguesa" – que já vai na sua décima sétima edição. A empresa apresenta neste CD-ROM 600 dos autores portugueses mais importantes, incluindo o Prémio Nobel da Literatura José Saramago, e cerca de 1.000 sinopses de várias obras. O produto encontra-se já disponível por 49,99 euros, o mesmo valor pelo qual será vendida a versão em DVD, nas lojas a partir do final de Maio.



Seguindo a estratégia utilizada para a Diciopédia também este produto tem a possibilidade de ser actualizado através da Internet, disponibilizando links direccionados para os recursos que serão gratuitos. Outro aspecto a referir é o facto de quase todas as palavras estarem em hipertexto, embora os seus responsáveis tenham optado por não colocar as ligações a azul, ou outro tipo de sublinhado, para não sobrecarregar o texto.



O CD-ROM acrescenta mais de mil páginas A4 de informação adicional às 1.200 que compõem o livro, apresentando um interface semelhante ao da Diciopédia. "O objectivo é divulgar a cultura entre as novas gerações", afirma Paulo Gonçalves, relações públicas da Porto Editora.



Apostando num produto multimédia com imagens, diaporamas, locuções e 13 vídeos em CD – como é o caso do "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco –, considerado mais atractivo para os mais jovens, a Porto Editora inclui neste CD-ROM biografias dos autores, obras e personagens e um Elucidário, ou seja, um glossário que explica conceitos.



A Porto Editora aproveitou ainda a apresentação para mostrar um estudo encomendado à empresa Metris GFK, realizado telefonicamente a compradores habituais de produtos multimédia. Entre as conclusões desta análise destaca-se o facto da Diciopédia ser o produto multimédia com mais notoriedade espontânea - 18 por cento -, e sugerida - 90 por cento. A Porto Editora surge também como aquela que transmite maior confiança no que diz respeito ao rigor científico e qualidade dos conteúdos, com 66 por cento.



Notícias Relacionadas:

2002-01-27 - Porto Editora enriquece catálogo multimédia com colecção "Saber Mais..."

2001-08-07 - Porto Editora prepara terreno para Diciopédia 2002