A fundação de Nicholas Negroponte associou-se o Banco Interamericano de Desenvolvimento (IADB) para lançar um projecto-piloto no Haiti, o primeiro que dará ao grupo a percepção de como funcionará a possibilidade de entregar os portáteis de baixo custo directamente aos alunos carenciados e sem intermediários.



Para o projecto, a OLPC contribuirá com 2 milhões de dólares enquanto que o IADB canaliza 3 milhões de dólares. A iniciativa tem como meta distribuir o XO por 13,2 mil alunos e 500 professores em 60 escolas primárias do Haiti.



Ambas as entidades estão a financiar o projecto com o intuito de testar o impacto que a entrega de um portátil por cada aluno terá no ensino e aprendizagem das crianças desta região, considerada uma das mais pobres do mundo.



O governo local espera que os computadores de baixo custo possam ajudar os estudantes a agilizar o estudo, principalmente aqueles que por algum motivo entraram mais tarde na escola ou tiveram de repetir o ano lectivo.



No âmbito do projecto, tanto os professores como as crianças terão a oportunidade de receber formação para aprender a utilizar o equipamento. Por outro lado, Gabinete da Educação da UNESCO para a América Latina e Caribe colaborará com a realização de testes standard de matemática e língua nacional antes e depois da implementação do projecto. O objectivo é medir a evolução dos mais novos.



Notícias Relacionadas:

2008-01-04 - Intel abandona projecto OLPC