A Olympus está prestes a vender a sua divisão de câmaras fotográficas, mas, para a marca, isso não significa que o trabalho tenha acabado. A empresa japonesa lançou uma nova aplicação para computador que é capaz de transformar as suas máquinas em verdadeiras webcams.

OM-D Webcam ainda está em fase beta, mas as funcionalidades existentes já chegam para tornar uma câmara numa webcam com capacidade para fazer livestreaming e chamadas de vídeo. Para tal, basta ter o software instalado no PC e a máquina ligada via USB.

tek omd olympus
créditos: Ted Colegrove 2020

Note que nem todas as câmaras Olympus suportam esta nova aplicação, nem esta funciona em computadores que não tenham um sistema operativo Windows. No que toca aos modelos, apenas são compatíveis as OM-D E-M1X, OM-D E-M1, OM-D E-M1 Mark II, OM-D E-M1 Mark III e OM-D E-M5 Mark II.

Apesar de poder usar a câmara para transmitir imagem, não pode usar o seu microfone para transmitir áudio. Em vez disso, terá de recorrer a um periférico USB ou ao microfone interno do computador.

Esta não é a primeira marca do mercado fotográfico a lançar uma aplicação do género. Em abril, a Canon anunciou um software semelhante e, em junho, foi a vez da Panasonic.