Entrou ontem no mercado o primeiro telemóvel open-source desenhado para suportar o sistema operativo OpenMoko. Por enquanto, o Neo1973 está apenas disponível para a comunidade de criadores que possam dar o seu contributo através do desenvolvimento de aplicações de suporte ao equipamento, uma vez que "o software integrado ainda se encontra em fase pré-alfa", escreve a PC World citando a OpenMoko.




A mesma fonte avança que o telemóvel estará disponível para todos os consumidores a partir de Outubro deste ano.




Por agora sabe-se que o preço do Neo1973 se fixa nos 300 dólares, com os criadores a poderem adquirir um kit básico onde se inclui o telemóvel, e os seus acessórios básicos, ou o kit avançado (450 dólares) que inclui o equipamento, um debug board, um cabo e outras ferramentas.




Este equipamento inclui um ecrã táctil TFT de 2,8 polegadas com uma resolução de 640 x 480 (VGA). O Neo1973 utiliza processadores Samsung baseados em núcleos ARM de 266 Mhz, inclui AGPS, GSM/GPRS, USB 1.1, Bluetooth, slot MicroSD e quad-band 2.5G. Na versão final a lançar para o mercado global, será integrada ainda capacidade de conectividade Wi-Fi 802.11b/g.




A plataformas móveis apoiadas em Linux estão a ganhar cada vez mais terreno no mercado com os grupos LiMo Foundation e LiPS Forum a unirem operadores e fabricantes no sentido de serem criados standards que apoiem o movimento. Empresas como a Motorola já utilizam sistemas operativos para alguns equipamentos baseados em Linux e, no ano passado a Trolltech introduziu no mercado o Qtopia Greenphone, um telemóvel baseado na plataforma Linux, aberto para novas aplicações e criações de software.

Notícias Relacionadas:

2005-11-14 - Novo consórcio quer promover normalização de Linux nos telemóveis

2005-10-18 - OSDL promove utilização de Linux em telemóveis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.