Tanto a Microsoft como o OpenOffice.org lançaram ontem ferramentas para a integração dos formatos de gravação de documentos Open XML e ODF em aplicações de outros venders. Os toolkits são mais um passo na disputa pela prevalência dos dois formatos concorrentes.



A ferramenta lançada pelo OpenOffice quer facilitar a empresas de desenvolvimento de software a gravação de ficheiros em OpenDocument Format (ODF), o formato aberto definido pela iniciativa com o mesmo nome. O pacote de produtividade OpenOffice já suporta o ODF, tal como outras aplicações, mas o objectivo é alargar a comunidade de software que permite a gravação neste formato.



Segundo a organização, com este lançamento os criadores de aplicações e utilizadores podem usufruir de um padrão único de gravação através de um "formato flexível" que permite arquivar qualquer tipo de documento, independentemente de ser uma mensagem de email, texto, folha de calculo ou apresentação por dispositivos.



Por sua vez, os kits lançados pela empresa de Bill Gates para o Windows SharePoint Services 3.0, Microsoft Office SharePoint Server 2007 e para o Microsoft Office Project 2007 permitem que os criadores desenvolvam aplicações para a nova suite Office, baseada em Open XML, a norma criada pela empresa para fazer frente ao formato ODF.



O objectivo é potenciar o desenvolvimento daquilo que a empresa denominou "Office Business Applications", que, de acordo com os planos da empresa, deverá ajudar no acesso a informação alojada em sistemas back-end através do novo Office User Interface.



Paralelamente, a Microsoft anunciou ainda que irá lançar um novo portal no Microsoft Developer Network focalizando-se nos desenvolvimentos em torno do Groove, uma aplicação peer-to-peer adquirida à Groove Networks.

Notícias Relacionadas:

2006-03-03- OpenDocument Format Alliance promove utilização de formato aberto na digitalização de documentos