A iniciativa OpenOffice.org anunciou a disponibilização imediata para download da versão do seu pacote de aplicações de produtividade para escritório OpenOffice.org 1.1 em "português de Portugal". As duas localizações - para a plataforma Microsoft Windows (98/ME/NT/2000/XP) e GNU/Linux - foram efectuadas em sistemas portugueses, minimizando assim eventuais problemas linguísticos, refere-se no comunicado enviado à imprensa.



Segundo os seus promotores a nível nacional, esta versão é a primeira que contém o interface gráfico totalmente localizado pelo projecto português, incluindo também o dicionário em português, pré-instalado e configurado.



O pacote aplicacional é composto por processador de texto, folha de cálculo, gestor de apresentações, programa de desenho vectorial, entre outras aplicações que em conjunto fornecem um sistema de ficheiros XML.



Do conjunto de melhorias e novas funcionalidades adicionadas relativamente à versão anterior, a organização destaca a possibilidade de exportar documentos para PDF (Adobe Acrobat) e animações para Macromedia Flash, a melhoria do tempo de carregamento, compatibilidade com formatos Microsoft Office melhorada, acessibilidade e uma navegação mais intuitiva.



As instruções sobre como efectuar o download encontram-se neste endereço.



A iniciativa OpenOffice.org foi fundada pela Sun Microsystems, que patrocina o software e comercializa o StarOffice, um pacote de produtividade baseado no código do OpenOffice.org que se apresenta como uma alternativa ao Office da Microsoft.


Notícias Relacionadas:

2003-10-02 - OpenOffice apresenta versão 1.1 para Linux, Windows e Solaris