A Opera Software, uma pequena empresa norueguesa de software que se notabilizou na área de web browsers, está a promover a utilização do Linux nas set-top-boxes e desafiando a Microsoft que tem vindo a desenvolver a Microsoft TV Platform. A Opera afirma que as operadoras podem reduzir os custos até 75 por cento se adoptarem a plataforma Linux e a sua aplicação de navegação para televisão digital.

Para além destas poupanças, a empresa considera que esta é uma uma boa oportunidade de entrada de operadores de telecomunicações no mercado da TV, uma vez que o mesmo pode representar um corte de custos na distribuição de programas de televisão.

Segundo o fundador da Opera, Jon S. von Tezchner, o que está a impedir o crescimento do mercado de set-top-boxes é o seu elevado preço, situado actualmente na casa dos 300 dólares. Para o mesmo "os operadores europeus e asiáticos estão agora a aperceber-se disso e a tentar encontrar alternativas".

Ainda segundo Tezchner, a melhor solução neste caso é a da sua empresa que conseguirá colocar o referido produto no mercado a um preço abaixo dos 100 dólares, ou seja, cerca de três vezes mais barato do que a concorrência.

Registe-se ainda que a Opera já vendeu a sua solução de browser original a alguns fabricantes de set-top-boxes como um add-on, no entanto este novo produto distingue-se por poder também ser usado em programas interactivos apresentação de menús e outras informações aos espectadores de TV.

Notícias Relacionadas:
2003-07-22 - Microsoft com operadoras de Cabo para testes de sofware Microsoft TV
2002-03-12 - Televisão Digital terá mais utilizadores europeus em 2006 do que a Internet