Ao fornecer novos recursos de identificação por radiofrequência (RFID) e código electrónico de produto (EPC, Electronic Product Code), a Oracle, com a nova versão do software Oracle Warehouse Management, pretende auxiliar os fornecedores a cumprir os requisitos exigidos recentemente pela Wal-Mart e pelo Departamento de Defesa dos EUA, permitindo que as empresas reduzam os custos de armazenamento e distribuição por meio de um controlo mais eficaz dos stocks e de uma ampliação da visibilidade da cadeia de fornecedores, anunciou a empresa em comunicado.

O Oracle Warehouse Management irá utilizar o Oracle Database 10g (a mais recente base de dados de entrada de gama, específica para pequenas e médias empresas) e o Oracle Application Server 10g, para fornecer uma plataforma completa de RFID, capaz de acomodar grandes volumes de dados transaccionais e melhorar as operações de atendimento de pedidos.

Com a adopção da tecnologia de RFID surgem novos desafios à medida que elevados volumes de dados entram nos sistemas. Esses dados, que podem abranger todos os aspectos da cadeia de fornecimento – incluindo entrada de pedidos, fabrico, manutenção, envios, entradas e stock – vão alargar os limites da escalabilidade, do desempenho e da capacidade de gestão do data warehousing.

A nova versão do Oracle Warehouse Management vai possibilitar a denominação por tipo de cargas (paletas, caixas) para processamento automático da entrada e saída das remessas. Com os novos recursos da Oracle, as empresas poderão facilmente identificar, rastear e administrar paletas e caixas conforme estas se deslocarem na cadeia de fornecimento.

Jeff Woods, analista sénior do Gartner afirmou que “as empresas estão cada vez mais a avaliar a tecnologia do RFID e a sua capacidade para mudar drasticamente os processos de expedição, entradas e gestão do stocks. As companhias que puderem utilizar esta tecnologia na criação de processos centrados em RFID para atendimento de pedidos, produção e armazenamento vão alcançar um diferencial estratégico determinante em relação aos seus concorrentes”.

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