Depois de várias empresas terem vindo a anunciar nos últimos meses o desenvolvimento de estratégias na área da computação em grelha, a Oracle mostra no OracleWorld o reforço do seu empenho nesta área com o objectivo de garantir maior eficiência nos investimentos de tecnologias dos seus clientes, agregando sistemas de storage e servidores. Ainda ontem a Oracle publicou vários comunicados no seu site com o anúncio oficial de três novos produtos e hoje Larry Ellison, CEO da empresa, irá focar o tema "Enabling the Grid -- The Power of 10".



O centro de toda a estratégia para a computação em grelha (Grid Computing) é a integração de três novos produtos - o Oracle Database 10g, Oracle Application Server 10g e Oracle Enterprise Manager 10g - no Oracle Grid Computing, que a empresa afirma ser o primeiro software integrado de infra-estrutura de grelha no mercado. Este software deverá assegurar uma gestão simplificada dos diferentes componentes de rede, com funcionalidade de autogestão que permitem a criação de tarefas automatizadas e reduzem o peso de administração das bases de dados. Desta forma são reduzidos custos e obtém-se uma maior efectividade na gestão das bases de dados, afirma em comunicado Carl Olofson, director de pesquisa das áreas de informação e software de gestão de dados.




A Oracle tem vindo a desenvolver investigação sobre a tecnologia de grid computing nos últimos 10 anos, alargando-a agora aos clientes empresariais, explica o comunicado, visando tornar o conceito de utility computing uma realidade. As aplicações suportadas pela Oracle Grid Computing incluem as de vários fabricantes, como a PeopleSoft e a SAP, e a data da sua disponibilização, assim como os preços, não foram ainda divulgados.




Este anúncio foi já identificado como uma peça chave na luta da empresa contra a IBM, admitiu Charles Phillips, vice-presidente da empresa, numa conferência de imprensa, citado pela Associated Press. A Big Blue destronou recentemente a Oracle da primeira posição de maior vendedor de bases de dados e teve um papel fulcral no desenvolvimento do conceito de grid computing, ou computing on demand.

Notícias Relacionadas:

2003-05-03 - IBM, Shell e Cisco em parceria para o desenvolvimento de computação em grelha
2003-01-28 - IBM introduz computação em grelha no mercado empresarial