A fusão com a Sun fez com que a reunião anual da comunidade Java, o JavaOne, fosse integrado com o Oracle OpenWorld, a decorrer em São Francisco. Apesar da desconfiança com que a comunidade Java ainda olha para esta integração, a Oracle tentou mais uma vez reafirmar que está comprometida com o desenvolvimento da plataforma e que não vai parar os desenvolvimentos.



"A Oracle acredita que a comunidade Java espera resultados. Com o reforço do nosso investimento na plataforma Java, um enfoque apurado nas funcionalidades que trazem valor à comunidade e uma aposta na performance, a plataforma e a linguagem têm um futuro brilhante", garantiu Thomas Kurian, vice-presidente executivo da Oracle durante um dos Keynotes.



Entre as novidades partilhadas com os participantes do OpenWorld e do JavaOne está o roadmap definido, com o lançamento do Java 7 previsto para 2011 e do Java 8 em 2012. Thomas Kurian reafirmou que a Oracle está empenhada em desenvolver a melhor Java Virtual Machine e o OpenJDK (Java Development Kit).



A modernização da plataforma Java para telemóveis com um suporte Web para equipamentos de consumo é outra das apostas, conjugada com a introdução do suporte a novas línguas e maior eficiência no recurso ao CPU de telemóveis e televisores que suportem Java.



Actualmente o Java está instalado em mãos de 1,1 mil milhões de desktops e em 3 mil milhões de telemóveis. A Oracle garante que todos os anos são vendidos 31 vezes mais telefones Java do que equipamentos iPhone e Android combinados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.