A fusão com a Sun fez com que a reunião anual da comunidade Java, o JavaOne, fosse integrado com o Oracle OpenWorld, a decorrer em São Francisco. Apesar da desconfiança com que a comunidade Java ainda olha para esta integração, a Oracle tentou mais uma vez reafirmar que está comprometida com o desenvolvimento da plataforma e que não vai parar os desenvolvimentos.
"A Oracle acredita que a comunidade Java espera resultados. Com o reforço do nosso investimento na plataforma Java, um enfoque apurado nas funcionalidades que trazem valor à comunidade e uma aposta na performance, a plataforma e a linguagem têm um futuro brilhante", garantiu Thomas Kurian, vice-presidente executivo da Oracle durante um dos Keynotes.
Entre as novidades partilhadas com os participantes do OpenWorld e do JavaOne está o roadmap definido, com o lançamento do Java 7 previsto para 2011 e do Java 8 em 2012. Thomas Kurian reafirmou que a Oracle está empenhada em desenvolver a melhor Java Virtual Machine e o OpenJDK (Java Development Kit).
A modernização da plataforma Java para telemóveis com um suporte Web para equipamentos de consumo é outra das apostas, conjugada com a introdução do suporte a novas línguas e maior eficiência no recurso ao CPU de telemóveis e televisores que suportem Java.
Actualmente o Java está instalado em mãos de 1,1 mil milhões de desktops e em 3 mil milhões de telemóveis. A Oracle garante que todos os anos são vendidos 31 vezes mais telefones Java do que equipamentos iPhone e Android combinados.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos e máquinas de lavar e secar Mijia são os novos eletrodomésticos da Xiaomi em Portugal -
Site do dia
Qual é o seu nível de literacia financeira? 20 perguntas colocam conhecimentos à prova -
App do dia
TOEM leva-o numa aventura fotográfica a preto e branco entre puzzles e personagens curiosas -
How to TEK
Não quer que o LinkedIn use os seus dados para treinar modelos de IA? Saiba como desativar
Comentários