A divisão portuguesa da Oracle está a preparar um catálogo de soluções chave na mão para pequenas e médias empresas que marca o reforço da aposta da empresa neste segmento de mercado.



O catálogo vai ser apresentado aos clientes finais ainda este mês em Lisboa e no Porto e conta com a colaboração de trinta parceiros Oracle, que ali detalham as suas soluções - verticais e transversais - baseadas na tecnologia da companhia. Incluem-se nesta lista de 40 soluções produtos para o sector do calçado, agências de viagens, adegas, pedreiras, etc.



Em conferência de imprensa António Lima, director comercial para o mercado de PMEs, explicou aos jornalistas que a Oracle tem actualmente uma quota de 10 por cento do mercado entre as cinco mil maiores empresas portuguesas, valor que pretende duplicar nos próximos dois anos, em aplicações e bases de dados.



A nova estratégia da Oracle para o mercado de PMEs tem em vista empresas com menos de 500 empregados, onde se incluem parte das 5 mil maiores empresas nacionais, que acabam por ser também alvo da estratégia. Esta franja do mercado será exclusivamente abordada por parceiros, detalhou.



Para já a empresa conta com um leque de parceiros onde se incluem 70 integradores de sistemas e 50 ISVs, que representam 60 por cento das receitas da companhia em Portugal.



António Lima explicou que é objectivo da empresa crescer também no restante universo de empresas, mas confessou que nessa fatia do mercado a Oracle tem mais dificuldade em fazer previsões, uma vez que não tem um conhecimento tão profundo do segmento.



Para agir junto das PMEs portuguesas a Oracle constituiu uma unidade de negócio especializada que em Portugal conta com seis pessoas e que trabalha em coordenação com a equipa espanhola, em conjunto são 28 pessoas. Esta equipa assegura o marketing, vertente comercial e trabalha com os parceiros.



O mesmo responsável sublinhou que a Oracle vem apostando no lançamento de uma gama de produtos mais adequada ao mercado de PMEs (Oracle Standard Edition One), que mantêm os índices de performance mas é mais apelativa em termos de preço, permitindo que "um utilizador de base de dados custe menos de 120 euros", exemplificou. São estes produtos que vão também integrar o novo catálogo.



Este catálogo de soluções dirigidas às PMEs será reeditado com uma periodicidade mínima de dois em dois anos, sendo que a Oracle espera na próxima edição alargar o número de parceiros aderentes.



A empresa referiu também que a parceria com a HP é restrita a Portugal e permite aos clientes com necessidades de hardware satisfazerem essas necessidades, mas explica que o cliente pode adquirir apenas a componente de software da nova oferta, bem como optar por hardware de outro fabricante.



Também dirigido ao mercado de PMEs, a Oracle estreia em Janeiro um site português com informação sobre as suas soluções e as soluções de parceiros para este segmento. O primeiro catálogo vai ser apresentado no dia 25 deste mês no Porto e no dia 27 em Lisboa.



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