Larry Allison já tinha adiantado no Keynote de abertura do Oracle OpenWorld que a empresa tinha desenvolvido um novo kernel para o seu sistema operativo Linux, o Oracle Linux, mas coube a Edward Screven, Chief Corporate Architect da Oracle, detalhar a estratégia nesta área, em conjunto com o vice-presidente executivo John Fowler.



A mensagem não é linear, com a Oracle a prometer que vai manter a compatibilidade e o suporte ao sistema operativo Red Hat Linux, mas a lançar o Unbreakable Enterprise Kernel, um novo kernel altamente optimizado que a empresa assegura que irá garantir a estabilidade das soluções de midleware Exadata e Exalogic.



As críticas ao Red Hat já tinham sido avançadas pelo fundador da Oracle, que acusou a empresa de ser lenta a evoluir, mantendo um kernel antigo e a precisar de modernização, e demorando a reagir às necessidades de correcção de bugs que vão surgindo. Foram estes os motivos que levaram a empresa a "desenterrar" o projecto Oracle Linux, que foi inicialmente lançado há quatro anos e que é agora reforçado com o Unbreakable Enterprise Kernel.



O suporte ao Red Hat Linux vai manter-se mas este deixa de ser a primeira opção de Linux nos sistemas empresariais. Num quadro comparativo Edward Screven prova a maior rapidez deste kernel face ao Red Hat, apresentando ganhos de 75%. E a migração dos clientes é muito simples, garante.

[caption]Oracle[/caption]

A par da aposta no Oracle Linux e no Unbreakable Enterprise Kernel, a Oracle vai continuar a investir no Solaris, que vai ter uma nova versão disponível em 2011. Ontem foi apresentado o Solaris 11 Express, que deve chegar às mãos dos clientes no final deste ano, permitindo que estes testem a tecnologia do novo sistema que contém mais de 2.700 projectos com mais de 400 novidades que resultaram de 20 milhões de horas de desenvolvimento e mais de 60 milhões de horas de testes.



O novo Solaris foi construído com novas capacidades para desenvolver e suportar cloud computing, estando optimizado para as exigências de escalabilidade que estes sistemas vão exigir às empresas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.