A ideia é da Continental e vai ser apresentada na próxima semana, durante o Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, num veículo de demonstração.
O sistema de Controlo Inteligente do Vidro, na tradução para português, utiliza películas especiais que são inseridas no vidro e que alteram a sua transparência através de sinais de controlo elétricos, explica a empresa.
Pronta para produção, esta tecnologia faz com que as partículas integradas se organizem de forma aleatória quando não existe energia, escurecendo a janela a partir do exterior e mantendo a transparência a partir do interior.
Se existir corrente elétrica, as partículas alinham-se de forma paralela, para que a janela se torne permeável à luz em ambas as direções. A ligação ao sistema do veículo permite que as janelas se iluminem automaticamente quando se aproximar dele com uma chave ou um smartphone.
A tecnologia propriamente dita não é nova, mas até ao momento era apenas viável na zona do tejadilho para um pequeno número de carros de gama alta. Os engenheiros da Continental pretendem agora demonstrá-la também nas janelas laterais e traseiras e no para-brisas – embora neste último caso, e devido a requisitos legais, inicialmente só abranja a área permitida das palas para o sol.
Esta película é ainda bastante dispendiosa para os veículos de gama média com grandes áreas envidraçadas. No entanto, devido a novos desenvolvimentos promissores em aplicações iniciais na área móvel, espera-se que os preços desçam rapidamente.
“O escurecimento seletivo e gradual dos vidros laterais e traseiros, bem como de partes do para-brisas, não só oferece um aumento considerável do conforto para os passageiros, como torna a condução mais segura”, refere Andreas Wolf, diretor da unidade de negócio de Carroçarias & Segurança da Continental num comunicado enviado à imprensa.
Um exemplo típico é o sol baixo no horizonte. A mão do condutor vai instintivamente do volante para a pala de sol. “Como consequência a visibilidade é prejudicada e existe uma breve diminuição no controlo do veículo”. No futuro, situações como esta podem ser detetadas antecipadamente e as janelas podem ser escurecidas automaticamente antes que esta situação ocorra.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários