O Open Source Development Labs anunciou uma iniciativa que tem como objectivo agregar informação sobre as licenças de software e patentes partilhadas com a comunidade open source, concentrando-a num repositório central que facilite a sua identificação e acesso a toda a comunidade de programadores e incentive novos donativos de propriedade intelectual a favor deste tipo de projectos.
O Patent Commons, proposto pelo grupo dedicado à promoção do Linux, pretende contribuir para aumentar a utilidade da propriedade intelectual partilhada com a comunidade open source, reduzindo os constrangimentos que resultam das licenças individuais e reduzindo o número de acções judiciais relacionadas com as patentes, informou o grupo.
Numa primeira fase o projecto - que o grupo garante estar ainda numa fase embrionária - vai dedicar-se à criação de uma biblioteca e uma base de dados de apoio com informação sobre as patentes e licenças de software, assim como reunir outra informação legal, onde se incluem programas de identificação oferecidos por fabricantes de software open source.
Nos últimos meses várias empresas cederam propriedade intelectual à comunidade open source e muitos outros mantêm promessas para o fazer, intenções que o grupo quer assegurar que passem a acções concretas.
Entre as empresas que fizeram recentemente este tipo de donativos estão nomes como a IBM, a Nokia, a Novell, a Red Hat ou a Sun Microsystems, também membros do grupo.
Notícias Relacionadas:
2005-02-01 - Novo centro legal defende interesses na área de software open source
2004-01-21 - OSDL prepara especificação para desktops Linux
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários