O Open Source Development Labs anunciou uma iniciativa que tem como objectivo agregar informação sobre as licenças de software e patentes partilhadas com a comunidade open source, concentrando-a num repositório central que facilite a sua identificação e acesso a toda a comunidade de programadores e incentive novos donativos de propriedade intelectual a favor deste tipo de projectos.



O Patent Commons, proposto pelo grupo dedicado à promoção do Linux, pretende contribuir para aumentar a utilidade da propriedade intelectual partilhada com a comunidade open source, reduzindo os constrangimentos que resultam das licenças individuais e reduzindo o número de acções judiciais relacionadas com as patentes, informou o grupo.



Numa primeira fase o projecto - que o grupo garante estar ainda numa fase embrionária - vai dedicar-se à criação de uma biblioteca e uma base de dados de apoio com informação sobre as patentes e licenças de software, assim como reunir outra informação legal, onde se incluem programas de identificação oferecidos por fabricantes de software open source.



Nos últimos meses várias empresas cederam propriedade intelectual à comunidade open source e muitos outros mantêm promessas para o fazer, intenções que o grupo quer assegurar que passem a acções concretas.
Entre as empresas que fizeram recentemente este tipo de donativos estão nomes como a IBM, a Nokia, a Novell, a Red Hat ou a Sun Microsystems, também membros do grupo.



Notícias Relacionadas:

2005-02-01 - Novo centro legal defende interesses na área de software open source

2004-01-21 - OSDL prepara especificação para desktops Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.