A consola Ouya vai chegar ao mercado em junho. O caminho foi marcado por uma campanha de sucesso no Kickstarter e por uma adesão significativa dos programadores. Mas os olhos já estão postos no futuro e a diretora executiva do projeto, Julie Uhrman, revelou que pretende seguir a estratégia adotada pelas fabricantes de smartphones ao lançar todos os anos uma nova versão da Ouya.

O modelo anual justifica-se pelo facto de haver grandes desenvolvimentos nos processadores e unidades gráficas dos dispositivos móveis, e os criadores da consola não querem perder distância para o mobile gaming. É possível que já no final deste mês no Mobile World Congress surjam telemóveis com processadores de oito núcleos por exemplo.

O modelo atual da Ouya que está nas mãos dos programadores tem um chip Tegra 3 a 1,6 Ghz como motor de funcionamento, mas para o próximo ano este pode já não ser suficiente, mesmo para as exigências dos estúdios parceiros de produção.

Por outro lado, a diretora executiva revelou que não vai haver um filtro à qualidade dos jogos e que o único requisito que os programadores precisam de respeitar é o uso do kit de desenvolvimento fornecido pela empresa.

A promessa de atualização da consola e dos seus componentes vem resfriada por um segundo aviso: o preço de 99 dólares. A CEO da Ouya alertou na conferência DICE 2013 que vai sempre tentar acompanhar a melhor tecnologia, mas até ao preço definido para a consola.

Um valor de mercado muito mais elevado e estaria a competir diretamente com as consolas das tecnológicas já cimentadas no mercado como a Microsoft, Nintendo e Sony, e que oferecem experiências de jogo muito mais maduras.

Mas as boas notícias para os entusiastas da Ouya continuam. Julie Uhrman revelou que está em conversações com a Netflix, a Google e a Amazon para que os serviços das empresas possam ficar disponíveis no equipamento open source baseado em Android.

A CEO confirmou ainda a parceria dos estúdios Double Fine e que os jogos Reds e The Cave vão chegar à consola, como escreve o The Verge. Os produtores de Words With Friends também estão a desenvolver dois projetos para a Ouya, mas não foram adiantados mais pormenores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.