Tem lugar este sábado o Technics Day, um evento organizado pelo Instituto Superior Técnico Taguspark, que convida jovens do ensino básico e secundário, pais e familiares a participarem num dia dedicado à ciência e tecnologia.

Sob o tema "Dia da Técnica e da Universidade Aberta", o IST promete organizar experiências e jogos pedagógicos, estando nomeadamente prevista a construção de robôs, modelismo e aeromodelismo e o convívio com jovens de outros países.

Com organização da AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação, Educação e Desenvolvimento e do CS5CEP - Centro Espacial Português do IST Taguspark, e em parceria com a OBS De OCTOPUS da Holanda, o Technics Day permite o ensino experimental das ciências entre pais e alunos, sendo apoiado por profissionais, especialistas, professores e alunos do IST Taguspark.

Durante o dia, os jovens poderão utilizar ferramentas e equipamentos simples, que lhes permitem desenvolver pequenas tarefas como criar pequenos módulos e circuitos electrónicos, pequenas aeronaves e modelos de rádio controlados, que serão depois testados e colocados em funcionamento, explicam os promotores num comunicado.

Os participantes poderão ainda estar em contacto directo, através de meios rádio e das radiocomunicações, com alunos de outras escolas europeias que fazem parte do projecto CLICK - Children Learn International Communication Knowledge, interagindo em conjunto e partilhando experiências.

Os jogos, que se prolongam durante a tarde, são compostos pela construção de módulos electrónicos; "vapor vivo", máquina a vapor e o caminho-de-ferro; modelismo e aeromodelismo (com voo de helicóptero eléctrico); envio e deciframento de mensagens através de ligações e comunicação via Internet e via rádio, recuperação de peças de placas electrónicas, orientação ("Onde está a Onda Hertziana?") e mostra técnica, colocando em funcionamento os módulos construídos.

Poderão também ser feitas visitas aos laboratórios e à nova Estação de Rastreio de Satélites CS5CEP do IST Taguspark. No encerramento da jornada, serão entregues aos participantes os módulos feitos por elas e colocados em funcionamento.