(Actualizada) A Palm aproveitou a CES para lançar um novo sistema operativo para smartphones e mostrar o primeiro equipamento desenhado para o suportar. WebOS é o nome escolhido pela fabricante para a nova plataforma, que aposta numa interface touch-screen, mais ao estilo da era iPhone que afecta todo o mercado.

O WebOS permite ao utilizador arrastar objectos e navegar entre ecrãs. Introduz ainda aplicações como o Palm Synergy para ligar contactos, mensagens e calendários no telefone, no PC ou noutros dispositivos, bem como sincroniza-los noutras plataformas como o Facebook, por exemplo.

O WebOS foi desenvolvido com base em tecnologias com o XHTML, CSS ou Javascript e ficará aberto à comunidade de programadores para o desenvolvimento de novas aplicações. É o resultado de um esforço da fabricante para dar aos seus equipamentos um look e uma panóplia de funcionalidades mais ao estilo da nova geração de equipamentos que ao longo do último ano invadiu o mercado e alterou o sentido de ecrã táctil, para um ecrã onde realmente é possível tocar...não apenas com uma caneta em menus mínimos.

O Palm Pre, primeiro smartphone a usar a plataforma, vai ser lançado nos Estados Unidos ainda este trimestre, na rede da Spring.

Conta com um ecrã de 3,1 polegadas e um teclado Qwerty deslizante. Integra GPS, Wi-Fi e tem conectividade UMTS ou EVDO. Vem equipado com uma câmara de 3 megapixéis e uma memória interna de 8 GB.

Nota de redacção A Palm revelou entretanto que o Palm Pre chega à Europa durante este ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.