A Palm apresentou um novo equipamento que vem enriquecer a gama de PCs ultra finos disponível no mercado. O Foleo pesa pouco mais de um quilo e meio, tem um ecrã de 10 polegadas, corre Linux e foi desenhado para permitir aos utilizadores de smartphones verem os seus emails e documentos num equipamento com ecrã largo e teclado mais generoso.




O equipamento usa memória flash e tecnologia bluethooth para se ligar a um smartphone com Windows Mobile ou Palm OS e fazer sincronização de email e dos contactos. De fora ficam os apontamentos de agenda que o equipamento, para já, não sincroniza.




O Foleo tem uma autonomia de bateria a rondar as cinco horas e começará a ser vendido nos Estados Unidos por 499 dólares, um preço que já inclui um desconto de 100 dólares face ao preço tabela.




A Palm reconhece que o equipamento foi concebido para funcionar em coordenação com um smartphone e admite limitações ao nível da qualidade vídeo. Destaca por outro lado que, mesmo assim, é possível o acesso à Internet que será conduzido pelo browser da Opera lá instalado. Esta ligação à Internet é assegurada via ligação Wi-Fi.




Os alvos do novo produto, que pelas suas limitações já mereceu algumas críticas, serão os utilizadores intensivos de email através de ligações sem fios. A Palm está convencida que utilizadores como homens de negócios estarão disponíveis para pagar cerca de 500 dólares e terem à disposição um equipamento que em viagem permita ler a sua correspondência electrónica e trabalhar em alguns documentos, dispensando o portátil convencional.




O mercado de PCs ultra portáteis, onde várias fabricantes estão a apostar, está ainda numa fase muito embrionária do seu desenvolvimento, com uma geração de produtos já nas lojas e uma segunda que começa agora a ser comercializada. Para já é um segmento de mercado pesa apenas 1,5 por cento no total das vendas de laptops no retalho americano.

Notícias Relacionadas:

2007-05-18 - Microsoft prepara nova versão de software para PCs ultra finos