A Panda Software anunciou a disponibilização de uma nova linha GateDefender, uma solução que combina hardware e software na protecção da porta de entrada de informação em redes empresariais. A gama agora disponibilizada, a 8000, foi alargada, apresentando pela primeira vez uma versão destinada a empresas de menor dimensão, segundo o explicado pelos responsáveis da empresa em Portugal, numa conferência realizada esta manhã.



O conjunto das três versões GateDefender 8000 introduz igualmente novas funcionalidades, acrescentadas à protecção antivírus, nomeadamente o módulo anti-spam, capaz de classificar as mensagens que entram no sistema e bloqueá-las, se for caso disso, antes que cheguem às caixas de correio dos utilizadores. Destaque ainda para o módulo de filtragem Web que permite aos administradores de rede definir categorias de conteúdos indesejados e listas de páginas Web autorizadas e não autorizadas.



As diferenças entre as três versões disponibilizadas, a 8050, para empresas de entre 10 a 50 funcionários, a 8100, para empresas com até 500 empregados e a 8200, no caso do número de funcionários ultrapassar os 500, reflectem-se, como é natural, ao nível do desempenho e da capacidade de débito. Enquanto na 8050 podem ser tratadas 120 mil mensagens por hora a 5 Mbps, a 8200 é capaz de analisar 600 mil mensagens por hora, a 30 Mbps.



A par da versão anterior, a gama GateDefender continua a apostar na actualização automática, na análise dos protocolos de comunicação mais utilizados, na administração fácil, no balanceamento de carga e escalabilidade e nos relatórios detalhados e alertas personalizáveis.



A apresentação Panda Software desta manhã visou igualmente a tecnologia TruPrevent, introduzida há alguns meses no mercado português (ver Notícias Relacionadas) que, segundo Ruben Dias, director geral para Portugal da empresa, conhecerá em finais de Novembro a versão servidor.



A partir de 2005, as versões de produtos empresariais e de utilização final da Panda Software vão passar a integrar de origem esta protecção inteligente contra vírus e intrusos desconhecidos. Actualmente a tecnologia TruPrevent existe em forma de actualização, para clientes Panda Software, e no formato stand alone, para utilizadores de soluções antivírus de outras fabricantes.



A TruPrevent é complementar à protecção antivírus adoptada, ou seja, funciona mediante a detecção de processos suspeitos que são isolados e impedidos de correr enquanto não existir um contacto e posterior resposta da Panda acerca da sua legitimidade.



Notícias Relacionadas:

2004-08-26 - Panda integra tecnologia de prevenção em soluções antivírus