Depois de uma primeira fase de testes, a Panda Software lançou a versão final da ferramenta de auditoria em segurança Malware Radar. Desenvolvida pela empresa, a plataforma foi criada com base "numa abordagem de inteligência colectiva" e está armazenado numa rede de centros de dados composta, inicialmente, por cerca de uma centena de servidores.



A Panda explica que a ferramenta de auditoria automatizada "detecta as ameaças que passam despercebidas nas soluções tradicionais anteriores", o que acabou por ser visível durante os testes à solução - 76 por cento das empresas analisadas tinham os seus sistemas infectados com malware, apesar de possuírem soluções de segurança instaladas no parque informático.



O Malware Radar pode ser configurado e executado a partir de qualquer computador que disponha de ligação à Internet e um browser. Por ser um serviço on-demand web-basead, a ferramenta não exige instalações individuais em cada sistema. Depois de instalada a solução, o seu desempenho será automático e aplicável a todas as máquinas que o administrador de sistemas estipule no momento da adesão ao serviço.



A solução é compatível com qualquer tipo de produto anti-malware e baseia-se em três pilares: a análise comportamental das aplicações e ficheiros instalados no computador, o processamento automatizado dos dados e a divulgação das informações obtidas através da actualização de ficheiros.



Os benefícios financeiros associados à distribuição de malware tem levado ao aumento da proliferação de códigos maliciosos na Web. Números recentes publicados pela Gartner mostram que no final deste ano, 75 por cento das empresas estarão afectadas por malware personalizado e, de acordo com as análises da Panda, só em 2006, foram identificados mais exemplos deste tipo de códigos do que nos últimos quinze anos.

Notícias Relacionadas:

2007-02-16 - Malware Radar da Panda Software complementa soluções de segurança