Sem grande surpresa, o Parlamento aprovou a proposta de lei 246/XII, também conhecida como a renovação da lei da cópia privada. A maioria PSD/CDS-PP votou a favor do novo documento, enquanto o Partido Socialista absteve-se. Já o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista "Os Verdes" votaram contra. Destaque ainda para 11 deputados do PS que também votaram contra.

A renovação da lei da cópia privada vai agora ser discutida na 1ª comissão parlamentar - Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias -, onde vai ser escrutinada por deputados dos diferentes grupos parlamentares e pelas entidades do sector a quem o diploma diz respeito. Pelo que foi possível observar no debate que aconteceu na quarta-feira, 17 de setembro, no Parlamento, o documento vai voltar à discussão no hemiciclo, mas podendo sofrer alterações significativas - como no valor das taxas ou nos moldes como é conseguida a compensação equitativa.

O PS, que já teve uma proposta semelhante no passado, promete ser dos partidos mais ativos nesta análise mais cuidada. A deputada Gabriela Canavilhas, antiga ministra da Cultura, disse que a "proposta de lei da cópia privada ficará a meio caminho se não for melhorada". Já o PCP e o BE prometem barrar por completo a proposta de lei, por considerarem que os consumidores vão ser os mais prejudicados no final das contas. Os comunistas consideram ter um projeto de lei mais justo e menos penalizador para os portugueses - o projeto de lei 646/XII que foi hoje rejeitado pelo Parlamento -, e que previa apoiar a cultura com base numa taxa a ser aplicada às operadoras de telecomunicações.

Depois de pronta na comissão de especialidade, a proposta de lei voltará à Assembleia da República para ser de novo discutida e aprovada ou rejeitada em definitivo. Em caso positivo, restará depois aguardar pela publicação em Diário da República para que as novas regras entrem em vigor.

A cópia privada promete ser um tema recorrente no Parlamento durante as próximas semanas, isto porque além da discussão em comissão, há também a discutir uma petição que pede que a renovação da lei não avance.

Apesar de toda a contestação e dos protestos que têm surgido a propósito da cópia privada - algo que o secretário de Estado da Cultura atribui ao "alarmismo social" que tem sido criado em torno do tema -, Jorge Barreto Xavier está convencido de que a renovação da lei entrará em vigor já em 2015.

Relembre ainda quais as taxas que o Governo quer aplicar sobre as diferentes categorias de equipamentos eletrónicos com capacidade de suporte ou gravação de conteúdos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.