Um nova empresa designada Open Invention Network foi criada pela a IBM, Sony e a Philips Países Baixos em parceria com distribuidores de software Linux com o objectivo de disponibilizar patentes daquele código aberto que serão licenciadas em modo royalty-free.

A OIN comprará patentes relacionadas com Linux para as oferecer a empresas, instituições e particulares. Em troca, os beneficiários terão de comprometer-se a não utilizar as suas próprias patentes para utilizações contrárias a outras licenças do grupo.


A iniciativa anunciada hoje poderá ser um passo em frente na resolução da protecção dos direitos dos fornecedores e consumidores relativamente às disputas da partilha do código aberto Linux.

Além das três empresas mencionadas, a OIN conta com o apoio dos dois princiapis distribuidores de Linux, Red Hat e Novell.

Das patentes inicialmente disponíveis fazem parte um conjunto relacionado com a área do comércio electrónico compradas à Commerce One pela JGR, uma unidade da Novell.

Segundo a IDC, o mercado do Linux poderá crescer em 25,9 por cento, alcançando este ano mais de 16 mil milhões de euros e em 2008 mais de 34 mil milhões de euros.

Recorde-se que um relatório publicado recentemente pela IBM assegura que o uso do Linux representa uma poupança de custos na ordem dos 40 por cento em relação ao Windows, contrariando as massivas campanhas de publicidade "Get the Facts" da Microsoft contra o Linux.

Notícias Relacionadas:
2005-09-09 - Linux em trajectória ascendente nas empresas portuguesas


2005-09-02 - Estudo indica que Linux é 40% mais barato que o sistema operativo Windows

2005-04-18 - Linux conquista posição credível nos servidores e segmentos técnicos (corrigida)