A partir de Agosto todos os passaportes renovados no Reino Unido vão incluir um chip electrónico com informação biométrica, nomeadamente dados de reconhecimento facial. O primeiro documento biométrico foi hoje emitido pelo Governo de Tony Blair, de forma a cumprir as normas internacionais.

Também em França o projecto está a avançar, devendo ser implementado a partir de 17 de Abril, segundo avança hoje a Agência France Press.

Os dois países juntam-se assim a um conjunto de mais de 40 estados que já confirmou estar a avançar com a emissão de passaportes biométricos cumprindo a deadline de Outubro definida pela organização internacional de aviação civil e com o esquema de vistos dos Estados Unidos.

O departamento de Estado do Governo de Bush é um dos mais atrasados, tendo iniciado só agora um programa piloto para emissão de passaportes electrónicos, depois de vários adiamentos do projecto relacionados com questões de segurança. As novas datas apontam para a emissão de passaportes para os cidadãos norte americanos até ao final de 2006, mas não adianta se irá manter a exigência de informação biométrica para a concessão de vistos de entrada no país.

Os problemas de segurança e de possibilidade de violação de dados pessoais estão entre os principais argumentos de grupos que se opõem à utilização de dados biométricos nos passaportes. Segundo uma informação avançada esta semana na Holanda por um grupo que se opõem aos cartões de identidade com chips, o documento holandês foi “violado” em apenas duas horas, sendo possível aceder à informação a alguns metros de distância.

O grupo, designado NO2ID defende que se as falhas de segurança não forem corrigidas os hackers podem ter acesso aos dados de qualquer cidadão holandês, o que irá potenciar o roubo de identidade massivo.

Em Portugal o Governo está também a desenvolver o projecto de Passaporte Electrónico, sob a tutela do Ministério da Administração interna, nas não está definida uma data para a emissão dos mesmos.

Notícias Relacionadas:

2006-01-17 - Estados Unidos voltam a testar passaportes electrónicos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.