O MiiPC, um mini computador baseado em Android, quer dar um novo significado à ligação entre os mais novos e o mundo da tecnologia. Com acesso a aplicações, sites e conteúdos multimédia, o equipamento além de ser portátil tem a vantagem de ter uma forte integração com os dispositivos móveis que permitem o controlo das funcionalidades do computador.

Além desta componente, que torna o PC num dispositivo recomendado para crianças e escolas sem que haja o risco de acesso a conteúdos indevidos, o MiiPC tem um preço de 99 dólares que tornam esta máquina uma alternativa a outros dispositivos do mercado.

[caption]MiiPC[/caption]

Ao contrário do Raspberry Pi, o MiiPC vem pronto a funcionar de origem e não precisa de grandes configurações, bastando apenas ser ligado a um monitor ou a uma televisão. Apesar de também ter objetivos educativos, o Raspberry Pi é mais virado para a comunidade de jovens que pretende desenvolver competências na área da informática e da robótica.

O MiiPC é descrito pelos fundadores como uma forma simples de as famílias ganharem de novo o controlo das atividades online, em alusão às aplicações para Android e iOS que vão acompanhar o lançamento do mini computador. Definir quais as apps são permitidas, para quem e durante quanto tempo, são alguns dos exemplos da "liberdade limitada" que o equipamento garante.

[caption]MiiPC[/caption]

[caption]MiiPC[/caption]

Mas mais do que um computador para os mais pequenos, o MiiPC quer ser um equipamento de toda a família e quer roubar o papel de centro multimédia a outros dispositivos. O Android 4.2 vem otimizado de maneira a que possa ser controlado com rato e teclado e a saída HDMI permite a ligação a quase todo o tipo de ecrãs e televisões recentes. Além disso, o computador permite a criação de contas particulares para que ninguém invada o espaço alheio.

A ZeroDesktop, empresa responsável pelo projeto, está a pedir 50 mil dólares em donativos para que a produção do computador comece e o valor está perto de ser atingido logo no primeiro dia de vida do projeto. Submetido a 25 de março, poucas horas depois já contava com 30 mil dólares de suporte.

O valor foi atingido graças a dois investidores de dez mil dólares que compraram o pacote mais caro do projeto. Mas as primeiras dual mil unidades do MiiPC também já estavam esgotadas, restando apenas as versões EarlyBird.

[caption]MiiPC[/caption]

Por 99 dólares, os compradores levam um computador com processador Marvel de dois núcleos a 1,2Ghz, 1GB de memória RAM, 4GB de armazenamento interno e entrada para cartões SD, suporte a discos externos por USB, ligação Wi-Fi e Bluetooth 4.0.

Dado o sucesso inicial do projeto, e olhando para outros exemplos, é provável que a MiiPC acrescente novos objetivos de crowdfunding já que a angariação de investimento apenas termina a 9 de maio.

Veja a seguir um vídeo do MiiPC em funcionamento:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico