Com o objetivo de apoiar a campanha da Europol no âmbito do Mês Europeu da Cibersegurança, a Kaspersky publicou um estudo que indica que cerca de 50% dos dispositivos móveis estão à mercê dos perigos informáticos.

Abrangendo 12.000 utilizadores de 21 países, a análise mostra que somente 57% dos tablets têm programas que os defendem de ciberataques. Quanto aos smartphones, só 53% dos dispositivos estão equipados com as devidas defesas.

O que se constatou com esta observação é que os utilizadores tendem mais a proteger os seus computadores, uma percentagem que atinge os 88%, comparativamente aos seus dispositivos móveis.

A Kaspersky considera que isto é um erro, quando se percebe o impacto e a importância que os tablets e, em muito maior grau, os smartphones têm na vida das pessoas. Estes dispositivos são, muitas vezes e cada vez mais, extensões dos próprios utilizadores e são “arquivos” de dados e informações privadas.

Segundo a empresa de cibersegurança, estes comportamentos pouco seguros são um resultado direto da ignorância dos utilizadores acerca das ameaças informáticas.

Os dados mostram que apenas 42% dos inquiridos pensam que a instalação de programas de segurança smarpthones e tablets é realmente necessária. Esta percentagem salta para os 54% quando foi feita a mesma questão, mas sobre os PC, tanto portáteis como desktops.

É de sublinhar que 21% dos utilizadores não estão cientes de que os dispositivos móveis podem ser alvo de ataques informáticos, de acordo com o estudo.

Cerca de 80% das pessoas dependem somente de palavras-passe para proteger os seus equipamentos, quer PC quer mobile, o que a Kaspersky considera ser “preocupante”, relembrando que esta medida de nada serve contra ataques cibernéticos.

Apenas 41% dos utilizadores protegem os seus dispositivos móveis com palavras-passe e programas de proteção informática.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.