Enquanto prepara a chegada ao mercado dos novos televisores Ambilight Full Surround, a Philips vai apostar a partir de Maio na voz sobre IP com o lançamento de dois telefones , um compatível com os sistemas Microsoft e o outro direccionado aos utilizadores do software da Skype.



Assume-se como líder mundial no Flat TV, exceptuando o Japão, uma área que diz perfazer já 50 por cento do mercado dos televisores e onde o crescimento em volume continua a duplicar a cada ano. Por isso a Philips promete avançar tanto no segmento do LCD como no plasma - ao contrário de outras fabricantes concorrentes, como a Sony, que preferiram dedicar-se em exclusivo apenas a uma das áreas -, segundo afirmaram os seus responsáveis durante o evento Ambilight 2006, que se realizou no início desta semana em Bruges, Bélgica.



Neste momento, a Philips prepara a entrada no mercado dos seus novos modelos de televisores Ambilight, uma tecnologia desenvolvida por si e introduzida em 2004 com a qual pretende melhorar a experiência de visualização do utilizador ao iluminar a parede por detrás do ecrã.



Depois dos modelos Ambilight de dois e de três lados, a fabricante holandesa vai fazer chegar ao mercado os Ambilight FlatTV Full Surround, televisores com unidades de luz que cobrem os quatro lados do aparelho. Nesta gama, os preços começam nos 2.500 euros para o modelo de 32 polegadas, passando para o dobro (5.000 euros) no modelo de 42 polegadas.



Liderar na VoIP


Entre as novidades avançadas pela Philips em Bruges conta-se igualmente a aposta na área da voz sobre protocolo Internet, com a fabricante a prever para Maio o lançamento de dois telefones, o VoIP 433, para os sistemas Microsoft, e o VoIP 321, destinado aos utilizadores do software da Skype.



A fabricante holandesa apresenta os seus novos telefones como os primeiros terminais VoIP verdadeiramente plug & play, uma vez que não obrigam a qualquer instalação no PC, sendo imediatamente reconhecidos pelos sistemas a que se destinam.



As parcerias com a Microsoft e com a Skype justificam-se por estas serem líderes de mercado nas soluções de instant messaging e de software para chamadas Internet, respectivamente, salientaram os responsáveis da Philips.



O modelo para os utilizadores do MSN poderá ser adquirido por 99 euros, enquanto o terminal de VoIP para os adeptos da tecnologia da Skype custará 79 euros, não sendo compatíveis entre eles.



A entrada no sector da VoIP faz todo o sentido, uma indústria em "franco crescimento" que já representa 16 por cento do mercado mundial de telefonia, tendo somado em 2005 mais de 48 mil milhões de chamadas, referiu a fabricante holandesa.



Notícias Relacionadas:

2005-09-05 - Intel e Philips formam parceria para sistemas de entretenimento

2005-06-30 - Philips quer produzir telemóveis a 20 euros para mercados emergentes

2005-05-05 - Philips reestrutura divisão de semicondutores