A Adobe pretende estender o seu modelo de negócio com a oferta de uma versão online e gratuita do editor de imagens Photoshop. Bruce Chizen, CEO da empresa, garantiu à Cnet que a solução estará disponível para utilização dentro de seis meses.




Mesmo querendo alargar a forma de distribuição e alcance dos seus produtos, a Adobe salienta que existem algumas diferenças entre a versão doméstica e a online. Neste sentido, todos os utilizadores que procurarem editar as suas imagens através da Internet vão encontrar uma versão simples e com um leque de ferramentas mais reduzido.




Contudo, o Online Photoshop marca uma diferença face a outros produtos da marca, já que não necessita qualquer tipo de instalação no computador do utilizador, ao contrário do que acontece, por exemplo, com o Acrobat Reader. De acordo com a empresa, todas as funções estão disponíveis a partir de qualquer "browser.




Este não é o primeiro serviço gratuito oferecido online pela Adobe. A empresa já tem disponível o Remix, uma versão web-based do Premier Elements e o Adobe Connect, ambos suportados por receitas publicitárias, à semelhança do que acontecerá com o Online Photoshop.




A opção de migrar para uma aposta online é encarada por alguns especialistas internacionais como uma estratégia da Adobe para concorrer com o serviço Picasa do Google. Mesmo assim, a fabricante de software promete oferecer funcionalidades superiores às garantidas pelo Google, a começar pela possibilidade dos utilizadores poderem trabalhar exclusivamente online, já que o Picasa necessita de instalação no PC.




Notícias Relacionadas:

2007-02-07 - Adobe Lightroom 1.0 com lançamento previsto para dia 19 de Fevereiro

2007-01-30 - Versão 8 dos produtos Acrobat permite trabalho em equipa e em tempo real