A Pioneer deu por finalizado o desenvolvimento da sua primeira drive para computadores pessoais compatível com a norma Blu-Ray. O dispositivo será apresentado durante a edição 2006 da CES de Las Vegas, que decorre na primeira semana de Janeiro próximo, e a fabricante pretende colocá-la à venda no Japão ainda no final desse mesmo mês, aguardando apenas que se ressolvam duas questões pendentes relacionadas com patentes.




Denominado BDR-101A, o novo modelo será compativel com os discos Blu-Ray graváveis e não-regraváveis, ao mesmo tempo que suportará os DVDs actuais. Os primeiros discos com a nova norma poderão conter até 25 GB de dados numa das faces (ver Notícias Relacionadas).




A drive contará com uma interface ATAPI que lhe permitirá estabelecer uma velocidade de transferência de dados de 33MB por segundo. De acordo com a empresa, a unidade de leitura será oferecida aos fabricantes japoneses para que a incluam nos seus computadores pessoais. Apesar de ainda não existir uma data exacta, prevê-se que o dispositivo chegue aos Estados Unidos ainda na primeira metade do próximo ano.




A Pioneer comunicou igualmente que a saída para o mercado da primeira drive Blu-Ray está dependente da finalização do processo de licenciamento do sistema de administração de conteúdos. Ao que tudo indica, as empresas por detrás do desenvolvimento da norma anti-cópia AACS (Advanced Access Content System) estão demoradas na sua tarefa, o que poderá colocar em risco os planos da Pioneer e de todo o consórcio Blu-Ray.




De qualquer das formas, as empresas que suportam a proposta do Blu-Ray não são as únicas com problemas a este nível, já que o formato rival, o HD-DVD, também depende da implementação do sistema AACS para avançar com os desenvolvimentos.




Segundo um comunicado de imprensa da Pioneer, este primeiro dispositivo para a nova geração de DVDs destina-se a "utilizadores profissionais ou a sérios entusiastas", normalmente os primeiros a doptar as novas tecnologias.




Notícias Relacionadas:


2005-08-10 - Blu-Ray adopta tecnologia DRM também escolhida para o formato HD-DVD


2005-06-27 - Toshiba alia-se à Microsoft para desenvolver leitores HD-DVD


2004-08-13 - Primeira versão completa do formato Blu-Ray aprovada