Steve Tuecke, Ian Foster e Carl Kesselman, investigadores associados à computação em grelha, anunciaram hoje a criação da Univa, uma start-up através da qual serão comercializados serviços e suporte em redor do Globus Toolkit, um software open source desenvolvido por si que actualmente serve de base a vários projectos de supercomputação.




O Globus Toolkit foi originalmente desenvolvido no meio académico em meados dos anos 90 para permitir que organizações ligadas à ciência e investigação partilhassem fontes informáticas e dados em laboratórios de todo o mundo. "A Univa dará às empresas a segurança de que necessitam para utilizar as soluções baseadas no Globus", assegura Steve Tuecke como CEO da Univa, num comunicado de imprensa.




Entre as fabricantes com estratégias de computação em grelha que recorrem à tecnologia e standards baseados no software Globus contam-se a Fujitsu, a HP, a IBM, a NEC e a and Sun Microsystems, além dos chamados utilizadores finais, de que são exemplo a Network for Earthquake Engineering Simulation (NEES) ou a Environmental Protection Agency (EPA), que recentemente anunciou estar a usar a Grid Toolbox da IBM, que integra tecnologia Globus.




"A IBM trabalhou com os fundadores da Univa no desenvolvimento de tecnologias open source de computação em grelha", afirma Ken King, vice presidente da área de Grid Computing da IBM, no comunicado. "Esperamos por isso que a Univa tenha um papel preponderante no impulso à adopção empresarial de soluções em grelha ao fornecer software comercialmente suportado, serviços profissionais e assistência técnica para o Globus Toolkit".





Notícias Relacionadas:

2004-12-10 - Megagrid junta esforços de quatro tecnológicas


2004-04-21 - Empresas de TIs juntam-se para acelerar interoperabilidade entre soluções de grid computing
2003-12-12 - IBM apresenta um conjunto de serviços de computação em grelha e autónoma