Está confirmada a data de início da comercialização do novo tablet PC da RIM na Europa, para o próximo dia 16 de Junho. O Reino Unido é o país escolhido para receber o dispositivo em primeira mão fora do continente americano, onde o PlayBook se estreou recentemente. Pelo menos uma loja (a Insight, que confirmou o lançamento britânico) o dispositivo já están em pré-reserva para o mercado empresarial, com entregas previstas a partir de dia 16 do próximo mês.



Outras datas europeias de lançamento, como a chegada a Portugal, não são ainda conhecidas, como o TeK teve oportunidade de confirmar com a empresa há poucos dias.



A confirmação da primeira data de lançamento do PlayBook na Europa chegou um dia depois da RIM ter admitido que teve de proceder à recolha de cerca de mil unidades do tablet, depois de ter identificado um problema de software que afectava a capacidade dos dispositivos carregarem software, durante a configuração inicial do dispositivo.



Segundo a RIM, apenas a versão de 16 GB foi afectada pelo problema, detectado em dispositivos que, na maior parte dos casos, ainda não tinham chegado às mãos dos consumidores.



O PlayBook marca a primeira investida da RIM no mercado de tablet PCs. Estreia também a aposta da fabricante numa nova plataforma de software, a QNX, que faz uma evolução face ao BlackBerry SO, que equipa os smartphones conhecidos pela mesma marca.