“Estamos a trabalhar na utilização da tecnologia de emulação da PlayStation 2 para trazer jogos da PS2 para a geração corrente da consola. Não temos mais nada a comentar nesta altura”, disse um porta-voz da Sony à Wired.

Mas a confirmação só chegou depois de a publicação Digital Foundry, citado pelo Eurogamer, ter descoberto que o lançamento do jogo Star Wars: Battlefront na PlayStation 4 - e que acontece hoje - vai ser acompanhado de outros jogos antigos da franquia. Jogos esses que não foram remasterizados, tendo sido inclusive encontrados elementos de código que apontavam para a emulação dos mesmos.

Dos exemplos existentes, sabe-se que os jogos têm uma ligeira melhoria na qualidade visual, têm melhor performance e trazem ainda o suporte para troféus.

A Sony começa assim a abrir portas à retrocompatibilidade na PlayStation 4, ainda que os pormenores sejam escassos. Não se sabe quantos mais jogos vão ficar acessíveis, quando ou em que condições.

Mas esta parece ser uma resposta à concorrente direta Xbox One. Na semana passada a consola da Microsoft recebeu uma atualização de software que trouxe mais de 100 jogos da Xbox 360 para a mais recente máquina de jogo.

Recorda-se que a PlayStation 2 é a consola doméstica mais vendida de todos os tempos, pelo que a Sony poderá procurar rentabilizar parte do catálogo de títulos que fez do sistema de jogo um sucesso entre os gamers de todo o mundo.