O número de utilizadores que interagem com malware está a aumentar, especialmente nas pequenas e médias empresas, revela o último estudo da Trend Micro que analisou empresas no Japão, Estados Unidos e Alemanha.



De acordo com o documento, os tipos de problemas informáticos com que têm de lidar cada vez mais utilizadores das organizações variam de país para país. Nos Estados Unidos a principal ameaça informática apontada pelos utilizadores é o do spyware, sendo que nos últimos três meses 46 por cento dos funcionários de PMEs enfrentaram este tipo de problema.



Por seu lado, no Japão o spam é a principal ameaça referida pelos utilizadores. Três em cada quatr defendem mesmo que as suas organizações estão mal preparadas para lidar com esta questão.



Os utilizadores alemães apontam um aumento exponencial de ambas as ameaças ao longo dos últimos três meses e sublinham ainda o acréscimo de tentativas de phishing. Segundo os dados apurados o spam teve um acréscimo de 47 por cento e o phishing de 57 por cento.



O documento revela também que nos últimos três meses um número significativo de PMEs, sem departamentos exclusivamente dedicados às TI, se viram forçados a investir neste tipo de estruturas, para promover um aumento dos níveis de segurança nas suas organizações. Esta resposta foi dada por 38 por cento dos inquiridos nos Estados Unidos, 30 por cento no Japão e 44 por cento na Alemanha.



De sublinhar que entre as PMEs japonesas apenas 36 por cento têm departamento TI. Nos Estados Unidos e na Alemanha a percentagem é maior atingindo os 54 e os 56 por cento, respectivamente.



O estudo da Trend Micro foi realizado através de questionário online junto de 1.200 utilizadores finais divididos pelos três países sob análise, no passado mês de Julho de 2005.



Notícias Relacionadas:

2005-08-30 - PMEs continuam vulneráveis perante cyber ameaças