A CES 2024 é o palco da tecnologia de consumo e a Lenovo levou na bagagem diversos modelos das suas principais linhas, com as habituais atualizações de hardware e claro, as tendências de inteligência artificial. Os modelos de gaming Legion foram remodelados em toda a linha, como os modelos Legion 7i, 5i e Slim 5 para jogadores mais casuais. Os modelos Legion Pro 7i e Pro 5i foram desenhados para jogadores mais competitivos. E claro, o topo de gama, Legion 9i para quem deseja uma experiência de alto nível e necessidade de criação de conteúdo. Todos eles têm funções de IA e alguns dos modelos contam com a nova tecla de Copilot dedicada.

O Legion 9i inclui o novo chip de IA, Lenovo LA3-P, que ajuda a detetar cenários, ajustando de forma dinâmica a potência do processador e placa gráfica para aumentar o desempenho com base do que o jogador está a fazer. A tecnologia Smart FPS monitoriza a utilização de energia entre os componentes de hardware e o output de FPS durante os jogos. Ainda sobre o chip de IA, este ajuda a sincronizar as luzes RGB do equipamento com os momentos do jogo, oferecendo um maior dinamismo e envolvimento.

Veja na galeria imagens das novidades da Lenovo:

O modelo foi equipado com o processador Intel Core i9 de 14ª geração e uma Nvidia RTX 4090 como placa gráfica. O portátil tem um ecrã Mini LED de 3.2K, com um rácio de 16:10 a 165 Hz. Pode ser equipado com até 64 GB de RAM DDR5 5600 MHz e 2 TB de armazenamento interno Gen4 PCIe1, assim como uma bateria de 99,99 Hhr.

Além das ofertas de portáteis de gaming, a Lenovo atualizou também a linha de desktop, com os modelos Legion Tower 5i e Legion Tower 7i. A primeira torre pode ser configurada com processadores até Intel Core i9 de 14ª geração e até Nvidia RTX 4070 Ti de GPU. Conta com 32 GB de RAM DDR5 a 5600 MHz.

Os modelos chegam entre fevereiro e março, sendo que o topo de gama Legion 9i começa nos 4.299 euros, o Legion 7i em 1.999 euros. E a torre Legion Tower 5i tem um preço de 1.999, com lançamento em meados de janeiro.

Para utilizadores criativos, a linha Yoga também apresenta novidades, igualmente otimizados com inteligência artificial. Os modelos Yoga Pro 9i receberam o processador Nvidia RTX 4070 e oferecem a tecnologia Image Training, para que os utilizadores treinem um modelo personalizado que está armazenado localmente no equipamento. O modelo apresenta o novo processador Intel Core Ultra, com uma unidade de IA na sua composição. Tanto este modelo como o Yoga 9i 2-1 têm classificação militar de durabilidade MIL-STD-810H para resistir a condições de utilização mais extremas.

O Yoga Pro 9i tem um ecrã MiniLED 3.2K e o Yoga 9i 2-1 conta com um display PureSight OLED 2,8K com uma opção OLED 4K opcional. Tem também uma barra de som giratória de 360º com quatro colunas Bowers & Wilkins e uma caneta Slim fornecida com o portátil que se conecta magneticamente à capa.

O modelo Pro chega em abril por um preço desde 1.499 euros e modelo Yoga 9i 2-1 será lançado em março por 1.399 euros.

A linha ThinkBook recebeu uma atualização dos novos processadores Intel Core Ultra e tecla dedicada ao Copilot do Windows 11. A Lenovo avança com alguns recursos inteligentes, como o Smart Meeting e Smart Power 3.0, contando ainda com a parceria da Intel com uma centena de fornecedores de software para a criação de aplicações potenciadas por inteligência artificial.

No caso do Lenovo ThinkBook Plus Gen 5 Hybrid pode utilizar o equipamento em forma de portátil ou em tablet. Ou seja, pode utilizar o ecrã como um tablet Android ou adicionar o teclado ThinkBook Plus Gen 5 Hybrid Tab que no fundo é uma dockstation de processamento completo que funciona em separado, ligado a um monitor externo. Juntos transformam-se num portátil com Windows 11. Um verdadeiro 2 em 1, dois produtos que podem ser usados como apenas um.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.