Desenhado a partir das especificações da Microsoft para o Windows Vista Ultimate, e resultando de um trabalho conjunto de dois anos com a empresa de software, o novo Portégé R400 da Toshiba é o primeiro computador com o sistema operativo topo de gama da empresa de Bill Gates. Essa qualidade mereceu-lhe mesmo destaque durante o Keynote do fundador da Microsoft, a dar o ponto de partida para a CES que decorre em Las Vegas.

O novo portátil da Toshiba, ontem apresentado oficialmente em Las Vegas, integra muitas das inovações que a empresa tem vindo a desenvolver nos últimos anos e é considerado também pela fabricante um topo de gama, que por enquanto apelará mais aos utilizadores para quem a mobilidade é fundamental e aos entusiastas das novas tecnologias.

Thomas Teckentrup, General Manager da Toshiba Europa Computer Systems, considera que com este equipamento a fabricante japonesa está à beira de concretizar a promessa do computador ubíquo, garantindo aos utilizadores a possibilidade de estarem permanentemente online, acederem de forma fácil ao email e agenda, ao mesmo tempo que se identificam com um design de referência, uma característica cada vez mais valorizada.

A combinação do hardware desenhado pela Toshiba com o novo Windows Vista Ultimate, que só chega às lojas a 30 de Janeiro, permite a utilização da tecnologia Active Notification, usando comunicação Bluetooth, Wi-Fi, 3G ou HSDPA. A informação é trazida de forma instantânea para o portátil e pode ser verificada mesmo sem o abrir, através do display colocado na frente do portátil.

A conectividade 3G/HSDPA é um dos destaques do R400, que integra um módulo para a nova velocidade de banda larga já disponível em Portugal, que pode atingir os 3,6 Mbps, com a garantia de um acesso mais estável devido à utilização de duas antenas embutidas no portátil.

A aplicação ConfigFree, desenvolvida pela Toshiba para localizar e configurar o acesso a redes Wi-Fi, foi também adaptada para detectar redes 3G e configurar de forma fácil o seu acesso através de diferentes perfis de utilização, adaptados aos diferentes locais onde o notebook é utilizado.

O modelo que vai ser comercializado em Portugal integra o processador Intel Centrino Core Duo Ultra Low Voltage, com 2Gbytes de RAM DDR2, 80 Gbytes de disco e o chipset gráfico 945GM da Intel. Em termos de engenharia o R400 tem todas as características de um ultra portátil, com um peso de 1,72 Kg e um ecrã WXGA de 12 polegadas.

Funcionando como notebook da forma tradicional ou como Tablet PC, o R400 tem um reforço lateral na ligação do ecrã ao teclado, para além do habitual ponto de ligação no centro, de forma a evitar o desgaste rápido aquando da rotação do ecrã para utilização como tablet.

Conhecido anteriormente com o nome de código “Rome”, o portégé R400 só chega ao mercado europeu em Março, altura em que a Toshiba Portugal conta também colocá-lo nas lojas nacionais, confirmou Jorge Borges, responsável de marketing da empresa. O preço de comercialização é de 2.900 euros, já com IVA incluido.

Um pouco mais tarde a Toshiba vai também lançar o Qosmio já com Windows Vista Ultimate, que inclui o Media Center anteriormente só disponível através da edição especial do sistema operativo da Microsoft para estes centros de entretenimento domésticos.

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, a primeira versão que estará à venda na Europa não integra o módulo UWB (Ultra Wide Band) já que a norma não está ainda aprovada pela Comissão Europeia, confirmou ao TeK Thomas Teckentrup.

Também a nova docking station wireless desenhada pela fabricante japonesa está dependente dessa aprovação, mas a Toshiba espera conseguir comercializá-la ainda em 2007, permitindo aos utilizadores do R400 estabelecer a ligação com os periféricos e a rede local no seu posto de trabalho sem necessitarem de ligar quaisquer fios. O Toshiba Wireless Port Replicator não tem ainda um preço definido.

Fátima Caçador (em Las Vegas a convite da Toshiba)

Notícias Relacionadas:

2007-01-08 - Entretenimento e aplicações para a casa centram discurso de Bill Gates na CES

2006-12-06 - Toshiba Portugal continua a crescer acima da média do mercado

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.