A iniciativa é coordenada pelo programa Carnegie Mellon|Portugal e vai permitir o lançamento de três novas redes de investigação temáticas. Segurança e protecção de infra-estruturas críticas, novos produtos e serviços para a Internet do futuro e tecnologias para os novos media interactivos serão as áreas visadas pelas novas redes de investigação, que terão apresentação oficial nos Encontros da Inovação, a decorrer nos próximos dias 22, 23, 24 de Fevereiro.



A primeira das três redes de investigação a ser lançada será a dedicada à temática Innovation Network on Security and Critical Infrastructure Protection, na segunda-feira dia 22 de Fevereiro, primeiro dia dos encontros da inovação. Promover uma abordagem inter-disciplinar que permita a engenheiros, cientistas, economistas ou psicólogos colaborar na criação de conhecimento relevante para os sistemas de segurança será uma das principais missões da estrutura, também com planos para vir a desenvolver soluções e aplicações para empresas e utilizadores.



Um dia depois será apresentada a rede Innovation Network for Future Internet Technologies and Services, que terá como objectivo o "desenvolvimento de novos equipamentos, arquitecturas de software e aplicações práticas, conduzindo à criação de novas oportunidades de negócio para todo o tipo de utilizadores".



A terceira das três estruturas é apresentada no último dia do evento e designa-se por Innovation Network on Services and Technologies for Interactive Media e terá como propósito o desenvolvimento de um cluster de inovação em serviços e tecnologias para os media interactivos.



"A dinamização de redes temáticas com base no trabalho realizado no âmbito da parceria internacional com a Carnegie Mellon permitirá unir as competências dos centros de investigação nacionais, do sector privado e de agências governamentais", explica, citado em comunicado, João Barros, director nacional do Programa Carnegie Mellon|Portugal.